top of page
Logotipo | e-auto

Ecclestone vai leiloar coleção milionária de carros de F1

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

No lote de 69 monolugares que Bernie Ecclestone possui na sua coleção estão alguns dos monolugares mais valiosos da História da modalidade, maioritariamente da Scuderia Ferrari. Mas não só – há também modelos históricos da Brabham ou da Vanwall. Agora toda a coleção será vendida em leilão pela Tom Hartley Jnr



Outrora responsável máximo pelos destinos da Fórmula 1, Bernie Ecclestone conta com uma coleção impressionante de monolugares que ajudaram a construir aquela modalidade ao longo de várias décadas.


Denominada “Ecclestone Grand Prix Collection”, esta coleção de modelos é composta por alguns dos mais valiosos monolugares da Fórmula 1

 

Denominada “Ecclestone Grand Prix Collection”, esta coleção de modelos é composta por alguns dos mais valiosos monolugares da Fórmula 1, sendo também considerada a mais importante no que diz respeito a modelos de competição. O britânico foi acumulado esta coleção ao longo de 50 anos, compreendendo cerca de 70 anos de competição na Fórmula 1, com muitos dos integrantes deste conjunto a terem um palmarés invejável.



 Dos 69 monolugares da lista, muitos dos quais da Scuderia Ferrari, estão exemplares de grande de importância, como o 375 F1 com que Alberto Ascari venceu o GP de Itália de 1951, o Ferrari Thin Wall Special ou o primeiro 312 F1, cujo estado está bastante próximo do original. Além desses, contam-se os carros de pilotos como Niki Lauda, Mike Hawthorne ou Michael Schumacher.


Brabham em força 

Tendo sido um dos homens-fortes também da Brabham, ainda jovem, Ecclestone possui igualmente uma coleção avantajada de monolugares da equipa criada por Jack Brabham, incluindo aqueles utilizados pelo campeão Nelson Piquet. Além desses, também se incluem o carro com que Ayrton Senna fez o seu teste na Fórmula 1 no final da temporada de 1983, o BT44B, o BT45C e o icónico BT46B, o carro “ventoinha” com que Niki Lauda venceu o GP da Suécia de 1978.

 

Mas a lista abarca ainda o famoso Vanwall VW10, com que Stirling Moss alcançou múltiplos triunfos na modalidade em 1958, ano em que também conquistou o primeiro título de Construtores da modalidade.



“Sinto-me muito privilegiado pelo facto de o Bernie ter confiado a venda dos seus carros à minha empresa Tom Hartley Jnr. Os carros de Fórmula 1 são carros que conheço particularmente bem, não são apenas carros pelos quais tenho um grande interesse pessoal, mas nós na Tom Hartley Jnr também os compramos e vendemos ativamente. No entanto, nunca houve uma coleção como esta à venda, e ninguém no mundo tem uma coleção de carros de corrida que se aproxime da de Bernie”, refere Tom Hartley Jnr sobre este conjunto a leilão.




Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń
bottom of page