top of page

Chineses recuperam espanhola Ebro

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Atualizado: 12 de dez. de 2024

A marca espanhola regressa ao ativo, depois de ter desaparecido em 1987. Deve-o a aposta de construtor chinês, que investiu na compra e na reabilitação da antiga fábrica da Nissan localizada na Zona Franca de Barcelona. Os primeiros modelos no plano de "renascimento" são o s700 e o s800, ambos baseados em automóveis na gama da Chery (Tiggo 7 e Tiggo 8, respetivamente).


A marca espanhola Ebro está de regresso ao ativo

Tendo assumido o controlo da antiga fábrica da Nissan na Zona Franca de Barcelona, Espanha, a Chery assumiu o plano de relançamento da Ebro, marca espanhola criada em 1954 e que se especializou na produção de veículos e maquinarias agrícolas, mas também de comerciais e pesados. Em 1987, a Ebro foi absorvida pela Nissan, que criou a Nissan Motor Ibérica e fez desaparecer o nome da marca espanhola.


Regresso da Ebro ao mapa do automóvel deve-se a investimento da chinesa Chery na ex-fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha

 

No entanto, a Ebro está agora de regresso, tirando partido do empenho do construtor chinês Chery, que procura aumentar a sua pegada no continente europeu através da produção local. Os dois primeiros modelos são os s700 e s800, que derivam dos Chery Tiggo 7 e Tiggo 8, respetivamente.



Por enquanto, os automóveis que saírem de Barcelona irão chegar àquela fábrica provenientes da China em formato pré-montado, prevendo-se para 2026 que arranque a produção com base em plataformas dedicadas da Chery. O grupo chinês tem por ambição produzir 150.000 carros anualmente a partir de 2029, colocando ainda como condicional a possibilidade de vir a produzir um máximo de 200.000 unidades ao ano, consoante a procura.

 

Dar a volta às tarifas 

Esta estratégia da Chery terá como objetivo o aproveitamento de um nome com peso histórico na Europa – ou, pelo menos, em Espanha –, para tornar a marca mais apelativa aos condutores e potenciar as suas vendas. Além disso, no futuro, a Chery poderá também contornar as tarifas aduaneiras suplementares que a União Europeia (UE) já aplicou sobre os automóveis elétricos provenientes da China.



No caso do s700, já disponível em Espanha, trata-se de um SUV de 4,5 metros de comprimento, com motor 1.6 TGDI a gasolina de 147 cv de potência e 275 Nm de binário, estando associado a uma caixa de velocidades automática DCT. O consumo médio anunciado pela Ebro é de 7,0 l/100 km. Esse modelo, bem como o s800, de maiores dimensões, terão também variante híbrida “plug-in” de 347 cv de potência e autonomia elétrica que pode chegar aos 90 km.

 

Como argumento forte, o preço: por 27.900€, a versão s700 Luxury inclui jantes de alumínio de 19 polegadas, sistema de som da Sony, dupla de ecrãs em painel de 24,6 polegadas, head-up display e vasta gama de sistemas de segurança.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page