Este 500SL está como novo há 42 anos!
- Pedro Junceiro

- 21 de out.
- 2 min de leitura
Exemplar único do 500SL (R107) foi descoberto no Reino Unido por uma empresa especializada em automóveis clássicos da Mercedes, e tem a particularidade adicional de contar com apenas 67 km inscritos no odómetro – este carro foi produzido em 1982! A unidade nunca foi matriculada e também existem registos de que tenha circulado em estradas públicas, acreditando-se, por isso, que não exista outra igual, e totalmente de origem, com exceção da que a marca tem em exibição no seu museu, em Estugarda, Alemanha.

Apelidado de “cápsula do tempo” pela própria SLSHOP, empresa de Avon, Reino Unido, o 500SL de 1982 apresenta-se no estado original e tem volante à direita. Este Mercedes foi lançado em 1980 e apresenta motor V8 5.0 com cerca de 240 cv e é capaz de prestações desportivas, como demonstra a aceleração 0-96 km/h (o equivalente ao arranque 0-60 mph utilizado em Inglaterra) em menos de 8 s.
O carro foi comprado por relojoeiro britânico de nome Hough, a 30 de novembro de 1982, por 24.400 libras esterlinas (cerca de 87.000 libras esterlinas aos valores atuais), surgindo com quase todos os opcionais possíveis à época e pintado na cor “Blue Green Metallic”. Entre os extras, autocolante originais de fábrica, ar condicionado, bancos aquecidos, revestimentos em pele e ABS.

A história deste 500SL é curiosa, já que o seu comprador transportou o carro de reboque para a sua casa em Gnosall, na região de Staffordshire, Inglaterra, onde foi conservado de forma meticulosa e no interior de garagem com controlos de temperatura e humidade. E foi-o durante 42 anos. Esse cuidado repercute-se no facto de não ter um único traço de corrosão, apesar do tempo passado.
A SLSHOP acredita que este é o único 500SL original e sem restauros, além do que está no museu da Mercedes. “Soubemos disto pela primeira vez há 15 anos, quando fomos abordados por Hough no NEC Classic Car Show e concordámos que a SLSHOP, um dia, se tornaria guardiã do carro. Este Mercedes não será vendido! Estamos a criar um espaço dedicado com climatização controlada, onde esta notável ‘cápsula do tempo’ permanecerá em exposição”, refere Sam Bailey, fundador da empresa. Também existem planos para exibi-lo no Mercedes-Benz World erguido no interior do que foi o circuito do Brooklands, emWeybrigde, no Surrey, Inglaterra.













Comentários