Ford produz Ășltimo Focus
- JoĂŁo Isaac
- hĂĄ 12 horas
- 1 min de leitura
Produção do compacto da marca da oval azul chegou, oficialmente, ao fim. Na carreira deste automóvel, que começou em 1998, existiram quatro geraçÔes.

A Ford produziu a Ășltima unidade do Focus. A produção do compacto lançado, originalmente, em 1998 chega, assim, ao fim. A marca da oval azul jĂĄ tinha anunciado este epĂlogo, mas agora Ă© oficial: a histĂłria do sucessor do icĂłnico Escort termina, depois de 27 anos e quatro geraçÔes. O exemplar "comemorativo", de cor branca, saiu das linhas de montagem da fĂĄbrica de Saarlouis, Alemanha
A confirmação foi transmitida por responsĂĄvel do departamento de comunicação da Ford Europa ao "website" Motor1: "Confirmo que o Ășltimo Focus foi produzido na sexta-feira, dia 14. Tratou-se de um 'hatchback' branco com 5 portas". Esta notĂcia surge menos de dois meses depois do anĂșncio do fim da produção da versĂŁo mais desportiva do compacto (ST).
Nos Ășltimos anos, recorda-se, este Ă© jĂĄ o quarto nome a desaparecer do catĂĄlogo da Ford. Esta "vaga" teve inĂcio em 2020, com o Ka, seguindo-se, em 2022, o Mondeo e, depois, em 2023, o Fiesta. E, assim, alĂ©m da gama extensa de comerciais ligeiros, a Ford, no mercado europeu, propĂ”e apenas Sport Utility Vehicles (SUV) e o desportivo Mustang.
âSempre competimos nos segmentos mais importantes do mercado automĂłvel, o que nĂŁo funcionou muito bem com Mondeo, Focus e Fiesta. Eram apreciados por muitos clientes, mas nunca conseguiram atingir patamares de vendas que justificassem mais investimentos, ao contrĂĄrio do que acontece, por exemplo, com os comerciais ligeiros", disse Jim Farley, administrador-delegado da Ford, numa entrevista de 2024 Ă publicação britĂąnica CAR.







