Designado por “Second Life Batteries”, a iniciativa pioneira visa reaproveitar baterias utilizadas em automóveis elétricos para criar sistemas de carregamento novos que reduzam a pressão na rede.
A Galp, em colaboração com a BeePlanet e a BMW, anunciou o lançamento de um projeto pioneiro no âmbito dos sistemas de armazenamento de energia que recorre a baterias usadas provenientes de automóveis elétricos em fim de vida para alimentar carregadores ultrarrápidos.
O projeto recorre a baterias usadas provenientes de automóveis elétricos em fim de vida para criar sistemas de armazenamento de energia capazes de alimentarem carregadores ultrarrápidos.
Denominada “Second Life Batteries”, a iniciativa arrancou num posto Galp em Alcalá de Henares, perto de Madrid, Espanha, e tem como objetivo prolongar a vida útil das baterias para reduzir as emissões poluentes associadas ao seu ciclo de vida, bem como diminuir as necessidades de potência exigida à rede elétrica pelos postos de carregamento ultrarrápido.
“Acreditamos que a mobilidade será cada vez mais eletrificada e que a sua adoção em larga escala é indispensável para a redução das emissões poluentes. A Galp posiciona-se, assim, na vanguarda desta transformação, com projetos inovadores que garantam o acesso a energias e combustíveis cada vez mais sustentáveis a um número cada vez maior de pessoas”, assinala João Diogo Marques da Silva, o administrador executivo da Galp responsável pela área Comercial.
O sistema tem uma capacidade máxima de 368 kWh e está integrado com dois carregadores de 180 kW.
O sistema instalado num contentor com cerca de 6 metros de comprimento tem uma capacidade máxima de 368 kWh e integra dois carregadores com 180 kW, por isso suportando o carregamento consecutivo máximo de nove automóveis e exigindo uma potência mínima da rede exterior de alimentação.
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