Genesis "ataca" 2026
- João Isaac

- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun.
Entre as novidades na agenda da marca "premium" do Grupo Hyundai para o próximo ano, que são nada menos do que cinco, destaca-se um SUV para posicionar no topo da gama, o GV90 com motorização 100% elétrica.

A Genesis, a marca premium da Hyundai, está a preparar-se para dar início a uma forte e abrangente ofensiva de produto que lhe permitirá lançar, já em 2026, cinco novos modelos no mercado.
Todos vão contar com motorizações eletrificadas, mas entre as novidades apenas o SUV topo de gama GV90 será 100% elétrico, o que contraria a visão da marca previamente comunicada de que todos os novos modelos seriam puramente elétricos a partir de 2025, uma redefinição de estratégia facilmente explicada pelo abrandamento da procura de veículos elétricos.
Assim, para além do GV90 – o modelo que lidera a ofensiva e que terá como concorrência nomes como o Mercedes-Benz EQS e o Cadillac Lyriq - o plano de produto vai igualmente incluir modelos full hybrid, bem como um outro equipado com motor térmico para funcionar como extensor de autonomia.

Plataforma nova
O novo GV90 será construído com base na nova plataforma eM, uma versão modernizada da já conhecida arquitetura E-GMP da Hyundai. A plataforma atualizada foi concebida para oferecer maior autonomia e velocidades de carregamento superiores, para além de suportar sistemas mais evoluídos de assistência e condução autónoma de nível 3.
Ainda por confirmar estão muitos dos detalhes técnicos, mas tudo indica que o GV90 poderá estar equipado, por exemplo, com suspensão pneumática e eixo traseiro direcional. Não são também conhecidos os números dos seus motores elétricos, mas esperam-se configurações de elevada potência graças à combinação de um motor elétrico em cada eixo.
Em termos de design, espera-se que o grande SUV da Genesis tenha como inspiração o concept Neolun. De acordo com o site electrive.com, várias unidades com decoração camuflada têm sido vistas a testar no circuito de Nürburgring, onde a marca sul-coreana tem as suas próprias instalações de desenvolvimento. A produção final deverá ocorrer na unidade de Ulsan, na Coreia do Sul, e o seu lançamento deverá acontecer daqui a um ano, em junho de 2026.
Nos planos está igualmente o lançamento de uma versão híbrida do GV80 – prevista para o terceiro trimestre de 2026 – bem como uma variante híbrida da berlina G80, já disponível como elétrico. Este último deverá chegar ao mercado no último trimestre do próximo ano, altura em que o GV70 – também já totalmente eletrificado - receberá igualmente uma motorização equipada com motor de combustão no “papel” de extensor de autonomia, bem como uma variante full hybrid.










Comentários