top of page
Logotipo | e-auto

Hyundai cria Junior Team FPAK

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

Gonçalo Henriques e Hugo Lopes "dividem" volante do i20 N Rally2 em seis dos oito ralis inscritos no calendário do Campeonato de Portugal (CPR) de 2025. Equipa campeã anuncia "plantel" definitivo apenas no próximo mês. Nacional arranca a 7 e 8 de março, no Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.



O Team Hyundai Portugal, equipa formada em 2018 que tem dominado o Nacional de Ralis, somando 24 vitórias até ao final de 2024 – o ano passado, em oito rondas do campeonato, ganhou cinco – e três títulos, com Armindo Araújo (2018), Ricardo Teodósio (2023) e Kris Meeke (2024), tem estratégia nova para 2025: associou-se à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e, para trabalhar melhor na promoção da modalidade, criou projeto que suporta o desenvolvimento de dois pilotos portugueses, ambos talentosos e já com muitos sucessos desportivos nos currículos, promovendo-os à categoria de topo (Rally2)

 

Gonçalo Henriques, em Renault Clio Rally4, sagrou-se bicampeão entre as 2RM e também venceu esta categoria na Taça de Portugal de Ralis, competição realizada em simultâneo com Rallye de Lisboa. Hugo Lopes, em Peugeot 208 Rally4, ganhou o troféu monomarca do fabricante francês, sagrou-se bicampeão júnior e garantiu, ainda, a primeira posição no Troféu Europeu de Ralis – Júnior.



Gonçalo Henriques e Hugo Lopes, o primeiro navegado por Inês Veiga e o segundo por Madga Oliveira, são os primeiros membros do Hyundai Junior Team FPAK. Esta equipa competirá no próximo Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com o i20 N Rally2, participando em seis das oito provas inscritas no calendário – ficam de fora tanto o Rali de Portugal como o Vinho Madeira. Os pilotos dividiram os programas, outro elemento diferenciador deste projeto.

 

Hugo Lopes apresentar-se-á no Hyundai i20 N Rally2 nas rondas 1 (Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto), 5 (Castelo Branco) e 7 (Água). Gonçalo Henriques encontrar-se-á em ação, na mesma máquina, nas etapas 2 (Casinos do Algarve), 3 (Terras d’Aboboreira) e 8 (Vidreiro). E, na prática, na promoção das duas para as quatro rodas motrizes, um rali em terra e dois em asfalto para o primeiro, e dois em terra e um em asfalto para o segundo. A equipa, para promover o processo de adaptação, preparou programa completo de testes para os dois pilotos.



Gonçalo Henriques e Hugo Lopes, nos ralis em que participarem, encontrar-se-ão em igualdade de condições com o(s) piloto(s) do Team Hyundai Portugal. Portanto, isto significa que a equipa nova não é uma estrutura secundária, mas também tem a ambição de conseguir pontos para estrutura habituada ao sucesso. “Concretiza-se sonho! Representar a marca campeã é uma responsabilidade grande, exige-nos bons resultados e, também, a demonstração de talento e velocidade, mas os dois partilhamos a ambição de contribuir para o sucesso da equipa”, disseram Gonçalo Henriques e Hugo Lopes.

 

Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto, empresa com a representação da Hyundai em Portugal, a importância do projeto: “Desde o início, encontramo-nos nos ralis pelos ralis, somos adeptos de projetos diferenciadores, disruptivos. A criação do Hyundai Junior Team FPAK materializa a nossa aposta na promoção do talento no nosso desporto automóvel. E o investimento na categoria de topo Rally2 promove o futuro da modalidade no nosso País”.


Team Hyundai Portugal, com o apoio da FPAK, promove dois pilotos portugueses talentosos, Gonçalo Henriques e Hugo Lopes, à categoria de topo dos ralis em Portugal (Rally2)

 

Também Ni Amorim, presidente da FPAK, também elogiou o projeto: “Aqui, existe a partilha da ambição de proporcionarmos condições de progressão na carreira aos jovens talentos nacionais, que não abrange apenas os ralis. Este acordo permite a concretização desse objetivo”.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page