top of page
Logotipo | e-auto

Hyundai: robôs vestíveis agrícolas!

A Hyundai Motor Company é apenas o “rosto” mais conhecido, mundialmente, do conglomerado industrial que começou a ganhar forma em 1947, com a criação de empresa de construção. O nome deriva de palavra coreana que admite a tradução livre para “modernidade”. A divisão automóvel surgiu em 1967 e, atualmente, atua em diversos setores, nomeadamente nos campos da mobilidade aérea, condução autónoma, inteligência artificial e robótica. E é aqui que entra a… agricultura!


ree

Empresa na órbita da Hyundai Motor Company, a Hyundai Motor Group confirmou a assinatura de acordo de colaboração estratégica com o departamento estatal da Coreia do Sul que supervisiona o desenvolvimento rural. E fê-lo com a ambição de participar, ativamente, no processo de transformação das práticas agrícolas, com a robô vestível (ou exoesqueleto robótico) X-ble Shoulder.

 

Criado pelo departamento Robotics LAB do Hyundai Motor Group, num Centro de Investigação e Desenvolvimento de Uiwang, este equipamento pretende contribuir para o bem-estar e a segurança dos trabalhadores e, por isso, será implementado, progressivamente, em muitas explorações agrícolas sul-coreanas. De acordo com os responsáveis do projeto, o programa também tem como objetivo o aumento da eficiência operacional no setor.


ree

“Esperamos reduzir muito a carga exercida sobre as articulações dos ombros dos agricultores e, assim, contribuirmos para a criação de ambiente de trabalho mais saudável, seguro e sustentável”, disse o Heui Won Yagn, diretor da divisão de I&D do Hyundai Motor Group. Os testes realizados com protótipos confirmaram todo o potencial do X-ble Shoulder. Recorrendo a sensores de eletromiogragia, mediu-se a atividade muscular ao nível dos ombros durante as tarefas de esforço intenso. O robô vestível reduziu-a em cerca de 22%.

 

O Hyundai Motor Group, depois de validar a utilização deste equipamento na área agrícola, pretende trabalhar na expansão da tecnologia para outros setores, como a indústria transformadora, a construção naval ou a produção naval. A companhia considera que o recurso a robôs vestíveis traz muitas vantagens a diferentes áreas industriais e, por isso, pretende democratizá-lo (leia-se massificá-lo!). Entretanto, ver-se-á de que forma esta tecnologia será introduzida no mundo automóvel…

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page