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Foto do escritorPedro Junceiro

Inster: Hyundai entra na “guerra” dos elétricos de segmento A

Com duas versões e autonomia até 355 km com um único carregamento, o Inster será lançado ainda este ano como o reforço da aposta da Hyundai na mobilidade elétrica e, muito concretamente, no importante segmento A



Apostada em diversificar a sua gama de elétricos, a Hyundai revela o Inster, pequeno modelo de 3,8 metros de comprimento que vem posicionar-se como a base da sua oferta de automóveis na Europa, com uma promessa de versatilidade e funcionalidade a preço contido.

 

Revelado no Salão de Mobilidade de Busan, na Coreia do Sul, o Inster insere-se bem no “coração” do segmento A, ostentando um desenho futurista, uma carroçaria mais ao estilo de um SUV e um interior que a marca apelida de espaçoso, além de muitos atributos tecnológicos de última geração em termos de conectividade.

 

O Inster é baseado no Casper, um modelo igualmente compacto, mas exclusivo do mercado coreano, tendo sido lançado em 2021 com motorizações a gasolina. Agora, este novo modelo apresenta dimensões ligeiramente maiores para interior mais espaçoso, com a Hyundai a prometer habitabilidade conveniente e boa capacidade de bagageira (entre 280 litros e os 351 litros, neste caso fazendo deslizar longitudinalmente o banco traseiro).



O desenho exterior é caracterizado por aspetos de grande robustez, em linha com o conceito SUV, como as cavas das rodas amplas, para-choques estilizado e placas de proteção à frente e atrás. As luzes diurnas LED e os indicadores de mudança de direção em estilo pixel oferecem uma imagem tecnológica, podendo ainda beneficiar de faróis com tecnologia LED e esquema de pintura de duas cores, com tejadilho em preto. A gama de jantes varia entre as 15 polegadas (de ferro com embelezadores ou de liga leve) e as 17 polegadas, dependendo das especificações, sendo que a maior autonomia está associada às jantes de menores dimensões.

 

Versatilidade interior 

 

A bordo, o Inster promete tecnologia, conveniência e espaço (distância entre eixos de 2.580 mm). No que diz respeito ao primeiro ponto, combina um painel digital de 10,25 polegadas para a instrumentação com um ecrã tátil central também de 10,25 polegadas para o infoentretenimento, com navegação e base de carregamento wireless que faz parte de uma consola central compacta, concebida para criar uma maior sensação de espaço. Em termos de imagem, o tema dos pixéis repete-se no interior, com gráficos no volante, enquanto a marca escolheu ainda guarnições superiores das portas personalizáveis pelos clientes.



Quanto à conveniência, o Inster destaca-se por oferecer a possibilidade de rebater todos os bancos, incluindo o do condutor para maior flexibilidade, mas também por disponibilizar uma opção de banco dianteiro corrido e bancos dianteiros e volante aquecidos. Os bancos de segunda fila são divididos 50/50 e deslizam e reclinam.


O Inster também dispõe de iluminação ambiente LED de 64 cores, teto de abrir com um só toque e acessibilidade “Digital Key 2 Touch” (NFC).

 

As opções de acabamentos interiores incluem o preto, castanho “Khaki” e o bege “Newtro Beige” de dois tons com acabamentos em tecido. Tanto o exterior como o interior utilizam materiais sustentáveis: por fora, recorre a tinta preta de alto brilho reciclada, que substitui o pigmento preto carbono tradicionalmente utilizado na tinta preta por um corante feito a partir de resíduos de pneus reciclados. No interior, é utilizado politereftalato de etileno reciclado de garrafas e material de bio-polipropileno extraído da cana-de-açúcar.



Duas versões de potência 

Este elétrico compacto surgirá com duas versões de potência e de bateria. De base conta com bateria de 42 kWh, podendo beneficiar de uma bateria Long Range de 49 kWh como opção.


A potência do motor elétrico também varia, sendo de 97 cv (71 kW) no modelo de base e de 115 cv (85,5 kW) na versão Long Range. Em ambos os casos, o binário é de 147 Nm.

Quanto a prestações, a versão base acelera dos 0 aos 100 km/h em 11,7 segundos, enquanto a Long Range cumpre o mesmo exercício em 10,6 segundos, sendo a velocidade máxima de 140 km/h e de 150 km/h, respetivamente.

 

A versão Long Range atinge uma autonomia de até 355 km em ciclo combinado WLTP, com um consumo energético estimado de 15,3 kWh/100 km (em ciclo WLTP). A versão base tem uma autonomia preliminar acima dos 300 km. Adicionalmente, admite carga rápida de 120 kW (CC), com que pode carregar de 10 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos. Nas tomadas CA, pode carregar até 11 kW, estando disponíveis um sistema de aquecimento de bateria e uma bomba de calor de alta eficiência.



A funcionalidade “Vehicle-to-Load” (V2L) externa e interna fornece energia para dispositivos externos (110V/220V), permitindo o carregamento bidirecional sem necessidade de equipamento adicional. Isto permite aos clientes carregar dispositivos como bicicletas elétricas, scooters e equipamento de campismo.


 Segurança aprimorada 

Com chegada também prevista para o mercado europeu, o novo Hyundai Inster traz uma panóplia de sistemas de segurança, incluindo funcionalidades como câmara 360º, assistência de prevenção de colisões durante estacionamento à retaguarda, deteção de ângulo morto e assistência de prevenção de colisão frontal 1.5.

 

O sistema de manutenção na faixa de rodagem, o aviso de saída de viatura em segurança, o cruise control inteligente com função de “stop and go”, o assistente de luzes de máximos, o assistente inteligente de velocidade e o assistente de condução em autoestrada também fazem parte dos equipamentos de segurança incluídos no novo Inster.



Inster e… mais um já a caminho 

O Inster será lançado primeiro na Coreia, já neste verão, seguindo-se a Europa, o Médio Oriente e a Ásia-Pacífico. A maior parte do equipamento e da tecnologia será fornecida de série, com características de design e de conveniência melhoradas disponíveis como opcional. As especificações serão confirmadas mais próximo do lançamento.

 

Mas está já também prometida uma variante adicional, o Inster Cross, que se irá diferenciar por um design mais robusto e orientado para o exterior.

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