A gama de automóveis elétricos da Hyundai vai crescer com o IONIQ 9, um SUV topo de gama com três filas de bancos e um desenho revolucionário que abre uma nova etapa para a marca sul-coreana. A apresentação decorre no Salão de Los Angeles, mas a chegada à Europa ainda não tem uma data definida.
O estilo de rutura e as dimensões avantajadas são duas das características que sobressaem no IONIQ 9 logo ao primeiro olhar. O novo modelo da Hyundai – o maior alguma vez produzido pela marca – foi apresentado no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA), e segue as pisadas dos IONIQ 5 e 6 em termos de refinamento aerodinâmico e de tecnologia integrada, sublinhando o compromisso da Hyundai para com a sustentabilidade.
A exemplo do que sucede com as mais recentes propostas elétricas da Hyundai e da Kia, também o IONIQ 9 tem por base a arquitetura E-GMP, a qual se destaca pela eficiência e versatilidade na acomodação dos diversos componentes elétricos, fomentando, entre outras coisas, as condições de habitabilidade.
O desenho exterior surpreende pela simplicidade de linhas, mas também pelo formato extremamente aerodinâmico (“Aerosthetic”), com detalhes tão peculiares como o tejadilho descendente, cavas das rodas traseiras muito pronunciadas e dianteira e traseira de efeito arredondado. A frente tem uma assinatura luminosa horizontal muito fina (com pixéis paramétrico) e que percorre toda a largura do veículo, enquanto os grupos óticos traseiros são verticais, num efeito de contraste entre as duas áreas. As jantes variam entre as 19 e 21 polegadas.
Este novo SUV elétrico de grande formato oferece bastante espaço interior (graças aos 3130 mm de distância entre eixos) com piso totalmente plano, bancos de relaxamento e várias funcionalidades que visam melhorar a experiência dos utilizadores. Nesse sentido, o IONIQ 9 foi concebido sob o conceito “Build to Belong”, com uma atmosfera de estilo “lounge” com muito espaço nas segunda e terceira filas, podendo acomodar seis ou sete ocupantes (consoante a configuração selecionada). A bagageira chega aos 1323 litros.
Bateria de 110 kWh
Assente na plataforma E-GMP, o IONIQ 9 conta com uma bateria de iões de lítio (NCM) com 110,3 kWh de capacidade, anunciando até 620 km de autonomia em ciclo combinado WLTP. Terá três níveis de potência: 218 cv (160 kW) na versão Long Range de tração traseira, 313 cv (230 kW) na versão Long Range de tração integral (com dois motores) e 435 cv (320 kW) na variante Performance de tração integral (com dois motores), sendo esta última a mais rápida – aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e velocidade máxima de 200 km/h (limitada).
A grande capacidade da bateria permite à Hyundai anunciar até 620 km (WLTP) de autonomia e carregamento de 10% a 80% em apenas 24 minutos, utilizando um carregador de 350 kW nos postos DC mais evoluídos.
Interior tecnológico
O habitáculo do IONIQ 9 é um dos pontos mais fortes do modelo, valendo-se de uma combinação de dois ecrãs curvos de 12 polegadas, um para o painel de instrumentos e o outro para o sistema de infoentretenimento de última geração. Terá capacidade de atualização de software “Over-the-Air” (OTA) e irá contar com várias “Features on Demand” (funcionalidades sob pedido), que permitirão um grande conjunto de personalizações e configurações a bordo. O modelo também apresenta um assistente virtual com IA e sistema de som premium BOSE com 14 altifalantes.
O IONIQ 9 estará à venda na Coreia do Sul e nos EUA na primeira metade de 2025, estando planeado o seu lançamento posterior na Europa e noutros mercados.
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