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Jeep Recon na Europa em 2026

A Jeep confirmou o lançamento na Europa do Recon, carro com motorização elétrica concorrente no segmento médio (D) e que reforça o estatuto de especialista “off-road” da marca norte-americana propriedade do consórcio Stellantis, devido às capacidades de modelo competente tanto em percursos extremos fora de estrada, como no asfalto. Anunciam-se 650 cv e 840 Nm, e menos de 4 s no arranque 0-100 km/h! Já o vimos “ao vivo” e as primeiras impressões foram positivas.


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A Jeep diz-se comprometida com a eletrificação do automóvel, mas não abdica do espírito aventureiro que sempre a caracterizou, preparando, por isso, uma ofensiva de automóveis novos sem emissões de gases de escape, carros que posicionará nos segmentos superiores e que combinarão desempenhos (quase) desportivos com qualidades ímpares em TT. Neste sentido, para 2026, a marca norte-americana prepara duas novidades: o Wagoneer S e este Recon.

 

O segundo trata-se de aposta mais diferenciadora e radical da Jeep, já que é um modelo totalmente orientado para o fora de estrada e equipado com motorização elétrico. O Recong mantém o desenho retangular que é imagem da marca, assim como a profusão de proteções na carroçaria, e baseia-se numa arquitetura pensada especificamente para o “off-road”. Logo, neste carro, tração integral e sistema Selec-Terrain com diversos modos de condução.


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Este Jeep, anuncia-se, também conseguirá surpreender-nos pelo desempenho no asfalto, graças aos 650 cv e aos 840 Nm. Este sistema permite-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s, registo que torna o Recon no carro mais rápido alguma vez produzido pelo fabricante. A bateria encontra-se protegida por elementos em aço de alta resistência, na zona inferior, e tem 100 kWh (400 V de tensão), o que permite à marca antecipar uma autonomia na ordem dos 400 km.

 

O Recon contará com motores elétricos nos dois eixos desenvolvidos pela Stellantis, ambos com 340 cv (250 kW) e que integram as unidades de controlo de potência, fórmula que aumenta a eficiência e ocupa menos espaço Os engenheiros da Jeep garantem que o pedal do acelerador foi afinado para entregar os 840 Nm de forma controlada, sobretudo nos modos de condução “off-road”, havendo, ainda, um diferencial eletrónico de bloqueio para otimização da entrega da potência às rodas traseiras, sempre que este sistema for ativado. O sistema permite a desconexão automática roda a roda para baixar o consumo de energia e aumentar a autonomia, ativando só a tração traseira sempre que esta fórmula for mais eficiente.


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Grande parte das especificações anunciadas pela Jeep dizem respeito à versão Moab, exclusiva para o mercados norte-americanos, que tem pneus de 33’’ e altura livre ao solo de 23,9 cm. Os ângulos de ataque, ventral e de saída são de 34º, 23,5º e 34,5º, respetivamente. O mesmo é aplicável ao modo Rock (rochas), que passa a integrar o Selec-Terrain, somando-se aos programas Auto, Sport, Snow e Sand. Cada modo tem especificidades de “software” que otimizam os níveis de aderência em função da condução e do piso. O Recon também contará com o controlo de velocidade em descida Selec-Speed. 


Imagem forte 

Em Barcelona, durante evento especial da Jeep, pudemos ver em primeira mão o novo Recon, com o seu estilo musculado inspirado no Wrangler, outro automóvel mítico da Jeep. Embora ainda enquanto modelo de pré-produção, já foi possível observar as suas linhas mais retas e detalhes que saltam à vista, como as dobradiças salientes nas portas. Por outro lado, há a destacar a manutenção de elementos tradicionais da Jeep, como a grelha dianteira com as sete ranhuras, agora tapada para melhorar a aerodinâmica e iluminada. Também na frente, os faróis LED apresentam luzes diurnas em “U” e para-choques muito robusto.



As superfícies vidradas têm dupla função: aumentar a luminosidade a bordo e melhorar a visibilidade geral para o condutor. O tejadilho panorâmico de série de painel duplo também melhora o ambiente a bordo, podendo ainda oferecer um sistema de cortina elétrica “Sky One-Touch” opcionalmente. Os puxadores das portas de abertura elétrica facilitam o acesso e, como elemento realmente diferenciador, é o único veículo totalmente elétrico projetado com portas, vidros laterais traseiros e porta traseira removíveis sem recurso a ferramentas. Os detalhes em preto brilhante na grelha, nos pilares e nas molduras das janelas, além do teto disponível em preto brilhante, adicionam contraste visual.

 

Outro sinal de inspiração no Wrangler está na parte traseira, mais concretamente, nas luzes LED e no pneu suplente de tamanho normal na porta da bagageira, um aspeto vinculativo ao universo do todo-o-terreno. Na unidade que pudemos tocar, o pneu de esferovite evidenciava o seu estatuto de maquete em tamanho real.

 

A Jeep promete uma paleta rotativa de cores exteriores “expressivas”, incluindo tons em edição especial, entre “cores vibrantes que irradiam energia e dinamismo até tons robustos inspirados na utilidade e neutros refinados que equilibram sofisticação e aventura”.


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Interior aventureiro 

A Jeep definiu o interior para o lado da aventura, combinando robustez e funcionalidade, sem esquecer a tecnologia. Assim, há materiais mais duradouros, locais de arrumação ampliados e personalizados e desenho horizontal, com uma “asa” de suporte no lado do passageiro para o painel de bordo limpo e simétrico.

 

Há locais modulares para acessórios sobre o painel de instrumentos, aptos para montar câmaras, dispositivos de navegação e ainda consola central de dois níveis para melhorar a funcionalidade, incluindo-se aqui carregador sem fios para smartphone. Os painéis das portas modulares com correias elásticas removíveis e soluções de arrumação alteráveis permitem maior flexibilidade. A bagageira permite até 1865 litros de capacidade, com o rebatimento dos bancos traseiros, complementada pela bagageira dianteira de 85 litros.



Os materiais reciclados surgem integrados em todo o habitáculo (incluindo no tejadilho e no piso), refletindo o compromisso da Jeep para com a sustentabilidade. As superfícies dos bancos, da consola, das portas e do painel de instrumentos têm acabamento em “Capri”, material sintético refinado que não é couro, combinado com detalhes distintos, como os acabamentos em cinzento metalizado e “Quicksand” na cor ártico.

 

Tecnologicamente, o Recon não foge à “moda” dos ecrãs de alta-definição, com painel de instrumentos de 12,3’’, de série, com menus personalizáveis, juntamente com ecrã tátil horizontal de 14,5’’ (o maior alguma vez montado num Jeep!) para o sistema multimédia Uconnect 5, o mais avançado em termos de conectividade. Os monitores dinâmicos também melhoram a legibilidade dos mapas e das imagens da câmara, enquanto os controlos digitais novos integrados do sistema de climatização procuram ser intuitivos, enquanto os comandos físicos são reduzidos. Ainda assim, há controlos físicos para aumentar ou diminuir o volume do sistema de som. Nota para o sistema de áudio “premium” Alpine de série, com altifalantes localizados sob os bancos, e não nas portas (o que tornaria mais complicado a sua remoção), para qualidade de som superior.



A produção do Recon deverá arrancar no início de 2026 na fábrica mexicana de Toluca, sendo lançado, primeiro, nos mercados dos EUA e Canadá e depois, gradualmente, noutras regiões do mundo, nomeadamente na Europa, o que acontecerá apenas no final do próximo ano.

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