Norte-americanos anunciam topo de gama novo. Promessa é de 600 cv e até 600 km de condução entre recargas da bateria!
A Jeep anunciou o lançamento de versão elétrica do Wagoneer no próximo outono, na América do Norte. Produzido entre 1963 a 1994, o modelo foi reintroduzido apenas na primavera de 2021, como Sport Utility Vehicle (SUV) com tração traseira e quatro rodas motrizes, motores V6 e V8 a gasolina e 5,453 m de comprimento e 3,124 m entre eixos, dimensões que o posicionam no topo da gama do fabricante propriedade do consórcio Stellantis. Para o automóvel novo, designado pela letra “S”, prometem-se, por exemplo, 600 cv e 0-96 km/h em 3,5 s!
O SUV novo tem lançamentos na Europa e noutros mercados internacionais planeados somente para 2025, facto que o torna no primeiro Jeep elétrico à venda globalmente, o que não acontece com o primeiro EV da marca, o Avenger, que está disponível somente no Velho Continente. Os norte-americanos planeiam estratégia muito semelhante para o Recon, elétrico para posicionar na mesma categoria do Wrangler. Em qualquer destes modelos, disponibilidade da tecnologia de tração integral 4xe.
O Wagoneer S baseia-se em plataforma nova do consórcio Stellantis, a STLA Large, para automóveis de grandes dimensões e topos de gama, precisamente o caso do Jeep novo – já as demais versões assentam num chassis de longarinas e travessas de origem Ram! A marca norte-americana não anunciou a capacidade da bateria, mas comprometeu-se com autonomias até 600 km. O SUV tem aerodinâmica otimizada e elementos de estilo diferenciados e diferenciadores, como a grelha dianteira iluminada por LED que vemos na primeira imagem de automóvel antecipado por “concept” em setembro de 2022.
Para o Grand Wagoneer com 5,758 m de comprimento e 3,302 m entre eixos, promete-se o lançamento de sistema híbrido Plug-In durante o próximo ano, estimando-se que a versão 100% elétrica entre em produção só em 2027. Estes SUV destinam-se apenas ao mercado norte-americano.
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