Alfa Romeo Junior Ibrida Q4
- Pedro Junceiro
- 29 de mar.
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de mar.
A Alfa Romeo alarga a gama de modelos com tração Q4 ao Junior, que ganha assim atributos para se desenvencilhar em terrenos mais complicados, sem abdicar do sistema híbrido de 48 V. É no eixo traseiro que estão as principais novidades, com o segundo motor elétrico e uma revisão completa da suspensão, agora “multi-link” para maior controlo em todas as situações.
O Junior é um caso de sucesso para a Alfa Romeo, com o modelo da marca italiana a recolher mais de 27.000 encomendas desde o lançamento em meados de 2024, das quais cerca de 19% pertenceram às versões elétricas. Agora, amplia-se a gama do compacto de segmento B com uma segunda variante Ibrida (ou seja, híbrida com sistema de 48 V), mas com a possibilidade de ter tração às quatro rodas por via do sistema Q4.
Desta forma, a Alfa Romeo passa a disponibilizar todos os seus modelos com este sistema de tração, desde o Tonale ao Stelvio, passando pelo Giulia e agora pelo Junior. Neste caso, a marca optou por um sistema avançado e eletrificado, com a adoção de um segundo motor elétrico no eixo traseiro para permitir a movimentação dessas rodas sem que exista uma ligação física entre os dois eixos.
Apesar disso, existem muitos pontos de contacto com o sistema motriz híbrido que se encontra disponível na gama, como o motor 1.2 turbo de três cilindros com 136 cv e 230 Nm, auxiliado por um motor elétrico de 28,5 cv (21 kW) e 55 Nm integrado na caixa automática de seis velocidades. A novidade está, pois, no eixo posterior, com a aplicação de um segundo motor elétrico de 28,5 cv e 88 Nm, que permite movimentar as rodas traseiras quando as necessidades de motricidade se tornam maiores.
A potência combinada é mais elevada, subindo dos 136 cv da versão de tração dianteira para os 145 cv neste Junior Ibrida Q4, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos. Quanto ao consumo e emissões de CO2, cifram-se em 5,3 l/100 km e 119 g/km, respetivamente, assegurando eficiência elevada.
“Power Looping Technology”
As máquinas elétricas de tração são alimentadas por uma bateria de iões de lítio de 0,89 kWh de capacidade bruta (0,42 kWh úteis), situada sob o banco do condutor. A Alfa Romeo destaca, ainda, a função “Power Looping Technology”, que garante sempre entrega de potência no eixo traseiro, na medida em que, se a carga da bateria for muito baixa, o motor elétrico dianteiro é utilizado como gerador de energia para o motor traseiro, num sistema de “interajuda”.

Tração variável
O sistema de tração Q4 do Junior é variável e não permanente, estando muito dependente dos modos de condução escolhidos a partir do comando “DNA”, com que o condutor pode escolher diferentes parâmetros de condução, entre o mais desportivo “Dynamic”, o mais regrado “Natural” e o eficiente “Advanced Efficiency”.
Na versão Q4 junta-se o modo “Q4”, que dá primazia às necessidades de maior motricidade – até aos 30 km/h, funciona sempre com tração às quatro rodas, adequado para terrenos de aderência bastante reduzida e velocidade baixa. Dos 30 km/h até aos 90 km/h, o sistema mantém o motor elétrico traseiro ativo em permanência num modo a que a marca dá o nome de “Smart Q4” permitindo que possa “alimetar” as rodas traseiras de forma mais rápida se necessário.

Também no modo “Dynamic”, os dois eixos atuam em conjunto, mas até aos 40 km/h, para respostas mais velozes em arranque, enquanto daí até aos 90 km/h a prioridade é dada ao eixo dianteiro para reduzir as perdas de eficiência.
Os outros dois modos de condução, “Natural” e “Advanced Efficiency” fazem uma gestão automática da tração Q4, concedendo prioridade ao eixo dianteiro em todas as fases, embora com a capacidade de ativarem a entrega de potência ao eixo traseiro em caso de necessidade de motricidade. Esta escolha prende-se com a eficiência que é assegurada pela tração apenas ao eixo dianteiro.

“Multi-link” em estreia
Mas, além da inclusão do motor elétrico traseiro, o Junior Ibrida Q4 conta ainda com revisão profunda da suspensão traseira. Procurando oferecer uma sensação mais desportiva, esta versão estreia a suspensão “multi-link” independente na plataforma, além de haver também uma revisão das molas, amortecedores e barras estabilizadoras, com o intuito de lidar com a entrega de potência também atrás, mas sobretudo, refinando a experiência de condução, naquela que é, efetivamente, uma mudança bastante positiva.
O Junior com suspensão traseira “multi-link” é bem mais refinado em mau piso e lida melhor com mudanças de direção bruscas, enquanto o conforto é defendido por essa revisão. Adicionalmente, em curva, a traseira consegue agora “rodar” melhor e ajudar a passagens mais velozes e com segurança.
Porém, nem tudo melhora com este esquema Q4, já que a suspensão “multi-link” e o motor traseiro retiram capacidade à bagageira: passa de 415 litros na versão Ibrida de tração dianteira para 340 litros na Q4.

Melhoria generalizada
A primeira experiência de condução, em evento dinâmico na região de Turim, Itália, confirma a melhoria de atributos do Junior Ibrida Q4, tanto em estrada, como fora dela. Os recursos adicionais que a tração no eixo traseiro proporcionam dão ao Junior outra competência em pisos de motricidade muito reduzida. A experiência de condução contou com percurso “off-road” que demonstrou facilidade na transição de pisos de lama, sendo precisamente por aqui que o Junior Ibrida Q4 deve ser encarado – como uma ampliação de recursos em estradas de neve ou de lama de dificuldade baixa/média e não como um todo-o-terreno mais no sentido da palavra.
A adição do motor elétrico traseiro ajuda nas prestações, que são bastante respeitáveis, mas não chega a oferecer uma sensação desportiva muito vincada, com tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h que é até ligeiramente inferior ao da versão Ibrida de tração dianteira de 136 cv – 9,1 segundos contra 8,9 segundos deste último –, o que pode ser explicado também pelo aumento de peso em cerca de 200 kg da versão Q4 (1.500 kg).

Bem equipado
Descrito pela marca italiana como a versão de topo entre aquelas que têm motor de combustão, o Junior Ibrida Q4 demarca-se pela grelha com logótipo “Leggenda”, faróis Full LED e jantes de liga leve de 18 polegadas. Por dentro, o habitáculo é enriquecido com elementos exclusivos, como o volante em couro, os bancos “Spiga” aquecidos em vinil e tecido (banco do condutor com regulação elétrica e massagem e regulação manual de 6 vias no banco do passageiro), sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 10,25” (com navegação), sistema de som com 6 altifalantes e os pedais e soleiras das portas em alumínio.
A iluminação interior é outro dos destaques, com 8 tons a marcarem as saídas de ventilação, o túnel central e o painel de instrumentos digital com formato “Telescope”, bem como o sistema de condução autónoma de nível 2, a câmara de visão traseira de 180°, o portão traseiro elétrico mãos-livres e o sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade.

O Junior Ibrida Q4 é proposto no mercado nacional com um preço a partir dos 37.000€, havendo ainda versão mais equipada, denominada Intensa, por 39.000€. Embora seja um modelo mais orientado para mercados onde condições de neve possam ser mais frequentes, a marca espera que a versão Q4 represente cerca de 20% das vendas da versão Ibrida em Portugal, atendendo aos benefícios dinâmicos e à pouca concorrência neste segmento.
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