A Astara, no ano em que comemora duas décadas e meia em Portugal, passa a representar sete fabricantes. O mais recente chama-se KGM, encontra-se baseado na Coreia do Sul, como a marca que absorveu, e apresenta-se no mercado nacional com cinco SUV, incluindo um elétrico, e uma “pick-up”.
A Astara introduziu marca nova no mercado português, apresentando-a com gama composta por cinco automóveis, cinco Sport Utility Vehicle (SUV) e uma “pick-up”. Chama-se KGM, nome que adotou em março de 2023, muito pouco tempo depois da formalização da compra da SsangYong, fabricante sul-coreano em processo de falência. Este lançamento coincide com os 25 anos de atividade do importador no nosso País e os 70 de construtor que também já esteve na mão de Daewoo, SAIC e Mahindra & Mahindra.
Para a introdução da KGM, a Astara socorreu-se, sobretudo, da rede da Mitsubishi, que perdeu a L200 e, assim, ganha o Musso para competir num segmento que vale mais de 3000 vendas/ano e perdeu outro "pesos-pesado" (Nissan Navara) ! E este facto suporta a importância atribuída à “pick-up” no início da atividade da marca em Portugal. O modelo apresenta-se com versões de lazer (Raider) e trabalho, com três e lugares, todas com quatro rodas motrizes e motores turbodiesel com 2,2 litros e 202 cv. Preços (clientes particulares): a partir de 39.500 €.
Outro automóvel determinante para o sucesso da KGM é o Torres EVX, modelo que apresenta as credenciais da marca no campo da eletrificação. Neste SUV com 4,7 m de comprimento, motor com 152 kW (207 cv) e bateria da BYD com 73,4 kWh de capacidade. Anunciam-se 8,3 s no 0-100 km/h e até 505 km de autonomia (WLTP). O sistema admite recargas com corrente alternada (máximo de 11 kW) e contínua (120 kW) – na segunda, em 37 minutos, a energia no acumulador aumenta de 20% para 80%. Preço: 45.900 €.
O Torres também tem versões térmicas.
O Torres também tem versões térmicas, com motores 1.5 Turbo a gasolina (163 cv) e preços a partir de 36.900 €, números que o posicionam acima de automóvel que tem nome mais (re)conhecido em Portugal: o Korando. Trata-se de SUV com 4,450 m e a mesma mecânica do automóvel com 4,700 m de comprimento, unidade que debita 149 cv quando combinada com a caixa manual e 163 cv com automática. A KGM propõe-no desde 28.900 €
O fabricante coreano tem, ainda, SUV direcionado para o segmento B: o Tivoli com 4,225 m. Mantém-se o 1.5 Turbo e, também neste modelo, a potência encontra-se dependente da transmissão: 135 cv com a manual e 163 cv com a automática. Os preços “arrancam” nos 24.900 €. Finalmente, no topo da gama, outro modelo com nome mais familiar: o Rexton. Baseia-se na mesma arquitetura técnica do Musso, conta com sete lugares e também dispõe do 2.2 Diesel com 202 cv. Preço: 58.900 €.
Para a introdução da KGM, a Astara montou rede com 13 entidades e 18 pontos de venda. Todos os automóveis beneficiam de garantia de 5 anos/150.000 km, exceto o Torres EVX, que desfruta de proteção maior: 10 anos/1.000.000 km. Na rampa de lançamento, outro SUV, o Actyon com 4,8 m e tecnologia híbrida do tipo HEV.
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