top of page
Logotipo | e-auto

Koenigsegg Sadair’s Spear

Atualizado: há 2 dias

Baseado no Jesko, mas otimizado em diversos domínios áreas, o Koenigsegg Sadair’s Spear privilegia, sobretudo, o desempenho em circuitos, como demonstram os 1625 cv para apenas 1385 kg, relação peso/potência que valoriza a agilidade e as "performances". Serão produzidas apenas 30 unidades, todas já vendidas.



O Sadair’s Spear é o mais recente exemplo de um supercarro aprimorado para oferecer sensações ainda mais extremas. Tomando o Jesko como ponto de partida, a Koenigsegg elaborou um plano de melhorias com vista à otimização daquele modelo para utilização em pista, embora continue a ter homologação para estradas públicas.

 

Além de todo o aparato tecnológico, o Sadair’s Spear é mais um exemplo de celebração familiar por parte de Christian von Koenigsegg, fundador da marca: depois de ter recorrido ao nome do seu pai, Jesko, para um dos automóveis, o Sadair’s Spear celebra o cavalo com que Jesko von Koenigsegg participou na sua ultima prova enquanto jóquei, em 1976.

 

O Sadair Spear apresenta mais potência, menos peso e aerodinâmica profundamente revista, com o equilíbrio entre as secções dianteira e traseira a ser ajustado, bem como todo o fluxo de ar para o motor e para a refrigeração. Todo o processo de conceção do Sadair’s Spear passou pela melhoria da estabilidade a alta velocidade, sublinhando as prestações em pista.



A carga aerodinâmica sai bastante reforçada, graças aos esforços da equipa de simulação computacional da Koenigsegg, atingindo um valor de 850 kg a 250 km/h, mas com um máximo de 1.765 kg possível, dispondo agora de asa traseira ativa com posições variáveis para diferenciar o comportamento consoante a utilização.

 

A dianteira também revela esse esforço de otimização aerodinâmica, apresentando apêndices novos no para-choques, tomadas de ar maiores no capot e cavas das rodas igualmente otimizadas. O sistema de distância ao solo variável mantém-se para tornar o comportamento mais preciso, de acordo com a marca.



No interior, este modelo revela consola central minimalista e leve, bem como bancos em fibra de carbono que podem ser especificados com arneses de corrida de seis pontos, opcionalmente (os cintos de segurança de três pontos surgem instalados de série). A marca não abdicou dos habituais sistemas, como o ecrã “SmartCluster” montado na direção, o centro de infoentetenimento “SmartCenter”, carregamento indutivo do telemóvel ou do sistema de abertura “Autoskin” exclusivo da Koenigsegg.

 

Porém, a marca garante que a intenção foi mesmo criar um modelo focado no desempenho e com redução das distrações. Só no interior, foram retirados 35 kg através da redução de isolamentos e aplicação de fibra de carbono. O peso deste modelo está cifrado em apenas 1.385 kg em condições de circulação.



Mais potente 

A outra parte relevante deste Sadair’s Spear está na motorização, com o bloco V8 biturbo de 5.0 litros a dispor agora de 1.625 cv de potência máxima quando abastecido com combustível E85 (face aos anteriores 1.600 cv). Se o combustível escolhido for gasolina a potência máxima é de 1.300 cv (face aos anteriores 1.280 cv). O motor tira partido de melhorias no sistema de refrigeração, como já atrás descrito, mas também de mapeamento de funcionamento revisto. O binário máximo está cifrado nos 1.500 Nm às 5.100 rpm.

 

A complementar este conjunto está a transmissão “Light Speed Transmission” (LST) comandada por patilhas atrás do volante e com nove mudanças, num conjunto compacto e com tempo de passagem entre relações encurtado. O modelo dispõe ainda de diferencial eletrónico para ajudar a colocar a potência no asfalto. A marca não indica o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h, mas aponta os 360 km/h como velocidade máxima.

 

Quanto aos pneus, o Sadair’s Spear monta unidades mais larga e pensadas para utilização em pista, nas medidas 275/35 de 20 polegadas na dianteira e 335/30 de 21 polegadas na traseira, sendo as jantes em fibra de carbono com “design” estilo turbina de sete braços. O sistema de travagem foi revisto, com discos em carbocerâmica e pastilhas de maior atrito.



Num teste inicial realizado no circuito de Gotland Ring (7,3 km), na Suécia, o Sadair’s Spear tornou-se no modelo de produção em série mais veloz naquele traçado, com uma volta em o 2:55.88s feita pelo piloto de testes Markus Lundh.

 

"O Sadair’s Spear representa uma progressão natural para a Koenigsegg – o equilíbrio impecável de potência bruta, aerodinâmica refinada e presença extraordinária na estrada. Este carro está destinado a bater recordes. Conseguir tal domínio da pista num veículo totalmente legalizado para a estrada é nada menos do que notável", referiu Christian von Koenigsegg, que confirmou o sucesso desta edição limitada, estando as 30 unidades previstas já reservadas.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page