Lembra-se do Daihatsu Midget? Talvez regresse!...
- João Isaac

- 16 de out.
- 2 min de leitura
O Midget da década de 1950 nunca chegou às estradas portuguesas, mas entrou muitas vezes nas nossas casas, através da televisão e, também por isso, foi muito popular entre os carros disponíveis para conduzir na série Gran Turismo, videojogo para a PlayStation. Tantos anos depois, o pequeno e inconfundível Daihatsu talvez esteja de regresso à ação, e no mundo real, com sufixo X no nome e motor elétrico em vez de térmico!
Essa hipótese ganhou mais força após a divulgação de vídeo com a história da marca japonesa, que arranca com o o primeiro Midget, em 1959, e recorda outros carros relevantes apresentados nas décadas seguintes, como o Mira, o Charade e o Copen. E o que sobressai imediatamente é o facto de a “reinterpretação” elétrica contar com quatro rodas em vez de apenas três!
Se o Midget de 1959 era, na verdade, uma pequena “pick-up” para o transporte de mercadorias, o novo Midget X assume a forma de citadino com linhas atuais que respeitam as originais. No interior, as diferenças para o “pioneiro” também são óbvias, uma vez que o carro novo tem três lugares, com o condutor instalado em posição central no “cockpit” e os dois passageiros mais atrás.
A proposta da marca propriedade a 100% do consórcio Toyota desde agosto de 2016 tem compartimento de carga fechado colocado por cima do eixo traseiro, o que garante modularidade e versatilidade ao Midget novo, uma vez que até é possível substituir esta bagageira por plataforma de carga ou outro tipo de solução “à medida” das necessidades do proprietário.
A Daihatsu, marca especializada na produção de “kei cars” com motores térmicos, prepara-se para apresentar o “concept” que antecipa o Midget X no Salão da Mobilidade de Tóquio, Japão, de 30 de outubro a 9 de novembro.













Comentários