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Foto do escritorJosé Caetano

Mais de 36.000 elétricos em 2023

Peugeot no topo da lista das marcas mais vendidas, repetindo 2021 e 2022.

 

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP), no primeiro dia útil de 2024, confirmou os números das matrículas novas no nosso País em 2023, que confirmam o ritmo veloz da mudança de paradigma do motor de combustão interna para o elétrico. Em dezembro, por exemplo, a percentagem de modelos sem mecânicas térmicas atingiu 23,8%, o que coloca mais pressão na necessidade de acelerar, igualmente, a construção de uma rede pública extensa para o (re)carregamento de baterias, condição para tornar a tecnologia mais atrativa e competitiva, também pela redução da ansiedade associada à autonomia limitada.



Em dezembro de 2023, em Portugal, registaram-se 20.833 veículos novos – os números incluem ligeiros (passageiros e mercadorias) e pesados –, o que representa mais 11,1% que no período homólogo de 2022. Ainda assim, no frente a frente com o mesmo mês de 2019, (logo, na “véspera” do aparecimento da pandemia de COVID-19), os números continuam no “vermelho”, com travagem de 6,5% na procura. No resultado acumulado do ano passado, 199.623 ligeiros de passageiros registados, mais 26,9% que em 2023.

 

As energias alternativas (elétricos, híbridos plug-in e híbridos), em 2023, significaram já a maioria das matrículas de ligeiros de passageiros novos no mercado nacional (51,9%, ou 103.604 unidades). Neste domínio, BEV alimentados apenas por baterias no topo da procura, com 18,2% (ou 36.331), acima dos 14,5% dos HEV e dos 13,6% dos PHEV. Já os modelos a gasolina representaram 36,1% e os Diesel 12,0%, confirmando-se, portanto, a perda expressiva de importância das mecânicas a gasóleo!



Ainda nos ligeiros de passageiros, mas por marcas, Peugeot “número um” em Portugal, com 20.698 matrículas, mais 22,9% que em 2022. Ainda assim, mesmo vendendo mais unidades, (alguma) perda de quota, de 10,7% para 10,3%. Renault (16.100), Mercedes-Benz (14.810), Dacia (14.803) e BMW (13.963) completaram o “top-5”. Por fim, a Tesla, com 9329 unidades, foi oitava, “acelerando” 256,3% em 2023, no frente a frente com o ano precedente. O Model Y, no fim de novembro, encontrava-se na frente da corrida ao título de “automóvel mais vendido na Europa”, à frente de Dacia Sandero e VW T-Roc… Estes resultados ainda não foram anunciados.

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