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Foto do escritorPedro Junceiro

Mattia Binotto lidera programa F1 da Audi

Antigo diretor-técnico e desportivo da Ferrari, Mattia Binotto, vai liderar os esforços da Audi na Fórmula 1, iniciando as funções já em agosto, na Sauber, escuderia que em 2026 passará a ser a equipa oficial do construtor alemão na categoria mais importante da competição automóvel.



A Audi continua a recrutar peças fundamentais com vista à entrada na Fórmula 1 enquanto equipa oficial, a partir de 2026. O nome mais recente a ser anunciado para a estrutura do projeto de Fórmula 1 é o de Mattia Binotto, responsável técnico e de operações que esteve vários anos na Ferrari.

 

Com mais este nome, a Audi dá um passo importante no processo de transição que está a ser levado a cabo até 2026, depois de ter assumido todas as ações da Sauber Holding AG e de ter anunciado Nico Hulkenberg como piloto para 2025 (ainda na Sauber) e daí em diante, já como Audi. Binotto entrará em funções a 1 de agosto, assumindo o controlo das operações na formação de Hinwill, naquele que será o regresso do italiano ao paddock da modalidade.



Mattia Binotto será o Diretor de Operações e Diretor Técnico da Sauber Motorsport AG, respondendo diretamente ao Conselho de Administração dessa entidade, tendo a responsabilidade de liderar a formação ao longo do próximo ano e coordenar a entrada em vigor da nova regulamentação técnica para 2026, a qual inclui também novas unidades de potência híbridas em que a vertente elétrica será reforçada.


"Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar o Mattia Binotto para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”

 

"Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar o Mattia Binotto para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”, anunciou Gernot Döllner, CEO da Audi AG, que destacou os mais de 25 anos de experiência do italiano na Fórmula 1 de forma a “dar um “contributo decisivo para a Audi”.



O percurso de Binotto na Fórmula 1 está intimamente ligado à Ferrari, formação para a qual entrou em 1995, após a sua licenciatura em engenharia mecânica na EPFL, na Suíça, então como membro da equipa de testes de F1. Posteriormente, ocupou vários cargos, desde engenheiro-chefe a diretor do departamento de motores e diretor técnico. Em 2019, foi também nomeado diretor desportivo da Ferrari, acabando por ser afastado no final de 2022 depois de falhar o regresso aos títulos com a equipa transalpina.

 

Mas esta nomeação não é a única novidade na estrutura da Audi para a F1. Oliver Hoffmann, anteriormente Presidente do Conselho de Administração de todas as empresas da Sauber, e Andreas Seidl, anteriormente Diretor Executivo da Sauber Motorsport AG e da Sauber Technologies AG, vão deixar o projeto da marca de Ingolstadt.


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