top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Max Verstappen regressa ao topo

Piloto neerlandês da Red Bull-Honda RBPT, no Circuito das Américas de Austin, no Texas, conseguiu a “pole position” para o quarto Sprint da temporada, iniciando da melhor maneira a ronda 19 do Mundial de 2024. Lando Norris, o rival na corrida ao título, conseguiu “apenas” o quarto registo da sessão. Amanhã, a vitória na corrida com 19 voltas (19h00 em Portugal Continental) vale só oito pontos. Em E-AUTO, ao “vivo” e gratuitamente, todas as sessões do Grande Prémio dos EUA, volta a volta!



A Fórmula 1 regressa à ação este fim de semana, depois da pausa no campeonato após a passagem pelo Marina Bay de Singapura, a 22 de setembro, para a ronda 19 do Mundial de 2024, o Grande Prémio dos EUA, que acontece pela 45.ª vez (a 12.ª no Circuito das Américas, em Austin, Texas). No programa deste fim de semana, o quarto Sprint da época (19 voltas), amanhã (19h00 de Portugal Continental), antes da qualificação (23h00) para a corrida de domingo (20h00), de 56 voltas.


No Texas, muitos monolugares com desenvolvimentos relevantes, principalmente no capítulo da aerodinâmica, com todas as equipas a aproveitarem a paragem tão prolongada na competição para prepararem a reta final do campeonato, com seis corridas em fins de semana (quase) consecutivos até à bandeira de xadrez no Abu Dhabi, a 8 de dezembro. E, no que respeita aos títulos, encontra-se tudo ainda por decidir, com Verstappen a somar mais 52 pontos do que Norris entre os pilotos e a McLaren-Mercedes a contar com mais 41 do que a Red Bull-Honda RBPT (ou 75 do que a Ferrari) entre os construtores.



Na qualificação para o 16.º Sprint na história da Fórmula 1 (formato introduzido só em 2021), tricampeão Max Verstappen e bicampeã Red Bull-Honda RBPT outra vez no topo da classificação, o que não acontecia desde a ronda 7 do Mundial, a 19 de maio, no Grande Prémio da Emília-Romanha, em Imola, Itália – depois, neerlandês e austríacos “venceram” qualificação em Spa-Francorchamps, na Bélgica, a 28 de julho, mas mudanças no RB20 com o número 1 obrigaram a recuar 10 posições na grelha de partida…



Esta sexta-feira, todavia, Max Verstappen, que também não vence no campeonato desde a ronda 10 (Espanha), a 23 de junho, venceu toda a concorrência na sessão de qualificação para o Sprint de amanhã, percorrendo os 5,513 km do Circuito das Américas em 1.32,833 m. O neerlandês, o piloto mais bem-sucedido no formato – oito vitórias, incluindo três já este ano, em três corridas (China, Miami e Áustria) –impôs-se, nos momentos finais da sessão, a George Russell (Mercedes), por 0,012 s, e a Charles Leclerc (Ferrari), por 0,226 s. Lando Norris (McLaren-Mercedes) foi o quarto classificado, a 0,250 s.



“Um bom dia, sem dúvida! A qualificação para o Sprint, por obrigar à utilização de compostos diferentes de pneus, nunca é fácil, mas a equipa trabalhou bem. Estou feliz com o resultado, também por já não estar nesta posição há algum tempo, e a ambição é ganhar a corrida de amanhã, mas o grande prémio de domingo é muito mais importante”, disse Verstappen, que soma três vitórias consecutivas nos EUA (2021, 2022 e 2023) e dominou o Sprint do ano passado no Circuito das Américas.




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page