McLaren 750S Project Viva
- António de Sousa Pereira
- há 1 hora
- 2 min de leitura
A propósito da realização do Grande Prémio de Las Vegas de Fórmula 1 de 2025, ronda 22 do Mundial de 2025 a realizar no próximo dia 23, e numa homenagem à "cidade das luzes", a McLaren Special Operations, divisão de personalização e carros especiais do fabricante de Woking, Inglaterra, criou o McLaren 750S Project Viva. O exemplar único do afamado desportivo está em exposição no McLaren Experience Centre do hotel Wynn Las Vegas.

O objetivo foi, por um lado, demonstrar todas as capacidades da MSO em termos de personalização de veículos; e, por outro, transformar a inspiração criativa de um seu cliente em pura arte automóvel.
Tendo como ponto de partida a energia e a espetacularidade da capital do jogo nos EUA, o 750S Project Viva reimagina os lugares mais emblemáticos, as luzes, e a energia, de Las Vegas através de uma intrincada pintura monocromática, e de um aturado trabalho artesanal, celebrando a inovação, a ambição e a "performance" que definem tanto a McLaren como a cidade no Nevada. É anunciado como uma “montra criativa da capacidade da MSO para plasmar a emoção do local através de uma intrincada pintura manual”.
Reimaginando Las Vegas sob uma perspetiva monocromática, o 750S Project Viva adota uma abordagem deliberadamente inesperada, por ser este um local marcado pelo néon e pela cor, assim evidenciando a filosofia da McLaren de desafiar as convenções. Ou seja, ao invés de reproduzir o brilho e a espetacularidade através da cor, a MSO optou por transpor o ritmo, a arquitetura e a atmosfera de Las Vegas através de um trabalho de linhas monocromáticas pintadas à mão: a decoração apelidada de “Sketch in Motion”, que pretende capturar o movimento e o carácter da cidade, dos seus emblemáticos letreiros luminosos ao simbolismo do horizonte a perder de vista, passando pelas suas fortes ligações à música e ao espetáculo, cada elemento contribuindo para uma narrativa mais abrangente, que também espelha o legado da McLaren na competição e em termos de design.

As pinturas personalizadas da MSO exibidas pelo 750S Project Viva incluem o Muriwai White, visível nas persianas e nas portas do motivo Muriwai House, e a Vegas Nights, uma nova desenvolvida exclusivamente para este exemplar único. O acabamento em preto intenso está impregnado de subtis notas de cião, magenta e verde, concebidas para capturar o resplandor do néon de Las Vegas ao anoitecer. Cada pormenor, cor e textura foi criado com um propósito, formando a base de uma história contada através do design, exemplificando como a MSO se baseia em ideias e inspiração, e não apenas na estética.
Acrescentando um toque pessoal, os pilotos da escuderia McLaren-Mercedes, o britânico Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, contribuíram para o resultado com os seus detalhes aplicados à mão. Não faltando, sequer, a adição da 10.ª estrela, no para-choques traseiro, que celebra a recente conquista do título de construtores, que é o 10.º na história da equipa inglesa e o segundo consecutivo.



























