McLaren histórico de Senna à venda!
- Pedro Junceiro

- há 1 dia
- 2 min de leitura
O McLaren MP4/6 com que Ayrton Senna ganhou pela primeira vez um Grande Prémio do Brasil, em 1991, será leiloado pela RM Sotheby’s, que antecipa propostas (fechadas.!) na ordem dos 12 a 15 milhões de dólares, o que equivale, à taxa de câmbio atual, a 10,9 a 13,6 milhões de euros. De acordo com empresa, esta monolugar com o chassis #1, e histórias e significados muito especiais, apresenta-se em estado ótimo de conservação, e pode, por isso, tornar-se num dos Fórmula 1 mais valiosos de sempre.

Talvez nenhum outro Fórmula 1 seja tão facilmente associado a Ayrton Senna como este McLaren. As imagens do triunfo em Interlagos são “obrigatórias” em todos os documentários sobre o piloto, por representarem as “faces” da carreira do brasileiro – o sacrifício e o sucesso. Desde a estreia na categoria, em 1984, o brasileiro correu atrás do triunfo na corrida “doméstica”, mas conseguiu-o só em 1991. Então, a caixa de velocidades (manual) perdeu as três relações mais utilizadas no circuito de São Paulo – terceira, quarta e quinta –, o que obrigou a utilizar apenas a sexta nas últimas voltas e a “sobreviver” as condições muito difíceis do asfalto (húmido), como à pressão cada vez maior do italiano Riccardo Patrese, da Williams-Renault, que tinha problemas semelhantes.
Após 71 voltas, vitória de Senna, com Patrese a 2,9 s. Ayrton, a 24 de março de 1991, perante mais de 70.000 fãs, conquistou uma das vitórias mais saborosas da carreira interrompida, precocemente, a 1 de maio de 1994, o dia da morte no Grande Prémio de São Marino, no circuito de Imola, Itália. Esgotado no final da corrida, física e mentalmente, o brasileiro, com cãibras severas nos membros inferiores e superiores, e no pescoço, não foi capaz de cumprir a volta de consagração e abandonou o monolugar com o apoio da equipa médica da Fórmula 1.

É este monolugar que a RM Sotheby’s está a leiloar (aceitam-se apenas propostas fechadas), depois de ter pertencido à McLaren durante quase três décadas. A escuderia vendeu-o ao proprietário atual em 2020. O MP4/6 #1, além do triunfo em São Paulo, também foi utilizado por Senna nos testes de fevereiro de 1991 e foi o último monolugar com motor V12 e de caixa manual a vencer o Mundial de Fórmula 1.
Em 1991, a superioridade da McLaren-Honda foi contestada pela Williams-Renault, que dispunha de solução técnica inovadora (suspensão ativa). O MP4/6 era uma evolução do carro campeão em 1990 e tinha motor V12 3.5 com 720 cv, caixa manual de 6 velocidades e estrutura monocoque em fibra de carbono.
Nessa época, em 16 corridas, a McLaren ganhou oito (sete com Senna, uma com Gerhard Berger) e venceu os títulos de Construtores e Pilotos (o terceiro campeonato de Ayrton). Atualmente, o MP4/6 encontra-se no Abu Dhabi. Recentemente, o carro recondicionado pela McLaren Heritage para ficar em condições de utilização e passou pela especialista da marca Paul Lanzante Ltd, para mudança de fluidos e operações de manutenção. E será a esta mesma empresa que regressará para uma inspeção antes de ser entregue ao proprietário novo, com um Certificado de Autenticidade da McLaren.























Comentários