As matrículas de automóveis novos ,em janeiro de 2025, diminuíram 9,6%, na comparação com o mesmo mês de 2024. No mesmo período, os carros 100% elétricos representaram 22,5% do total de registos de ligeiros de passageiros.

Em janeiro de 2025 foram matriculados em Portugal um total de 17.012 veículos automóveis, ou seja, menos 9,6% do que no mesmo mês de 2024, de acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Apesar da forte subida das vendas de automóveis em dezembro (+16,4%), o arranque de 2025 trouxe consigo uma inversão na tendência, com a ACAP a revelar que o mercado caiu 9,6%, na totalidade dos segmentos.
Por categorias, abordando a mais relevante, que é a dos ligeiros de passageiros, no primeiro mês de 2025 foram matriculados 14.504 unidades, ou seja, menos 7,8% do que no mesmo mês de 2024. Vale a pena salientar que a grande maioria (66%) dos ligeiros de passageiros matriculados em janeiro eram movidos a energias alternativas, com os modelos 100% elétricos a representarem 22,5% da totalidade. Os modelos híbriidos (HEV) foram os que mais peso tiveram neste âmbito, com 22,8% das vendas.

Quanto aos modelos alimentados unicamente a combustíveis tradicionais, a gasolina é ainda o mais representativo, com 26% dos registos, ao passo que o gasóleo continua a perder relevância e representou apenas 7,5% das vendas de ligeiros de passageiros em janeiro.
A gasolina é ainda o combustível mais representativo
No mercado de ligeiros de mercadorias, a queda foi de 12,3% face ao mês homólogo do ano anterior, com 2072 unidades matriculadas, ao passo que no mercado de veículos pesados (o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias) verificou-se um decréscimo de 39,9% face ao mesmo mês de 2024, tendo sido comercializados 436 veículos desta categoria.

Peugeot novamente na frente
Depois de ter terminado o ano de 2024 como a marca mais vendida no mercado automóvel, a Peugeot continua a impor a sua “lei”. Cingindo-nos à categoria dos ligeiros de passageiros, a marca francesa foi a mais vendida em janeiro, com 1420 unidades matriculadas, mas uma queda de 31,9% face ao mês de janeiro de 2024. A Dacia ficou no seu encalço, com 1311 unidades matriculadas em janeiro, crescendo 1,1% em relação ao período homólogo do ano passado.
No terceiro lugar ficou a Toyota, com 1192 unidades matriculadas em janeiro e um aumento de 10,9%, superando as “premium” Mercedes-Benz (1065 unidades; -10,4%) e BMW (1044 unidades; +7,2%). A Renault ficou em sexto, com 937 unidades (+10,9%), com Nissan (762 unidades; +12,7%), Kia (607 unidades; -5,3%), Volkswagen (572 unidades; +0,5%) e Opel (557 unidades; -8,4%) a fecharem o lista das dez mais vendidas.
Destaque para a subida da BYD, que matriculou 392 veículos para um crescimento de 206,3%, ficando à frente da Tesla, com a marca americana a matricular 389 unidades (-29,1%).

Sandero no topo
Por modelos, o Dacia Sandero foi o mais vendido em janeiro de 2025, com 616 unidades matriculadas, aumentando face às 571 unidades matriculadas no mês homólogo de 2024. Surpreendentemente, o Nissan Juke ocupou a segunda posição da lista dos modelos mais vendidos em Portugal, com 482 unidades registadas, enquanto o Peugeot 2008 foi o terceiro preferido dos portugueses, com 421 veículos matriculados, um valor bastante abaixo das 1001 unidades matriculadas em janeiro de 2024.
Seguiram-se o Renault Captur (398 unidades), Opel Corsa (397 unidades) e os Peugeot 308 e 208 (358 e 332 unidades, respetivamente).

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