Mercedes: novidades até 2027
- Pedro Junceiro
- 4 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de mar.
Naquele que define como a sua maior ofensiva de produto de sempre, a Mercedes-Benz anunciou que terá vários modelos totalmente novos ou substancialmente renovados no mercado até 2027, incluindo elétricos de nova geração. O primeiro modelo desta “ofensiva” será o CLA, cujo lançamento está previsto para a segunda metade deste ano.

A Mercedes-Benz está apostada em renovar e reforçar a sua gama de automóveis. Numa abordagem multifacetada que prevê modelos a combustão e elétricos, a marca germânica está a ultimar uma série de modelos novos para lançamento nos mercados globais ao longo dos próximos anos.
O início desta “avalanche” de modelos, que a Mercedes-Benz apelida de “maior programa de lançamentos de sempre” da sua história, será dado com o CLA de nova geração. Esta berlina de aparência coupé chegará ao mercado com versões elétrica e “mild-hybrid” com sistema elétrico de 48 V, associado a uma caixa automática de oito velocidades.

De acordo com a marca, a versão elétrica do CLA irá incluir muitos dos princípios técnicos e aerodinâmicos apresentados anteriormente com o Vision EQXX Concept, que prometia consumos energéticos em autoestrada abaixo dos 10 kWh/100 km. Por outro lado, estima uma redução dos custos de produção e de desenvolvimento. No caso do CLA, o custo de kWh foi reduzido em cerca de 30% comparativamente com a geração precedente.
A marca revela, ainda, que a complexidade da gama será reduzida, passando de sete para quatro variantes.

V8 e V12 “resistem”
Apesar da aposta mais vincada nos modelos elétricos, a Mercedes-Benz também mantém a aposta nos motores de combustão, mesmo que preveja a redução do investimento no desenvolvimento dos mesmos. Tendo em conta os regulamentos de emissões cada vez mais estritos, sobretudo na União Europeia a 27, a marca admite a oferta de gama eficiente de motores de combustão interna, de quatro a oito cilindros (V8).
Nalguns mercados em particular, os motores V12 também serão oferecidos em modelos selecionados.

Mais elétricos
Além do CLA, está também prometida a chegada dos GLC e Classe C totalmente elétricos, “cobrindo assim uma lacuna no seu segmento principal”, não faltando também uma variante totalmente elétrica do Classe E. Está também prometida uma atualização de produto do Classe S para 2026 e derivação mais compacta do lendário Classe G.
Apesar disso, a marca de Estugarda adianta que o ritmo de adoção de motorizações elétricas terá em conta as condições do mercado, nomeadamente a infraestrutura de recarga e as necessidades (leia-se interesse) dos consumidores. Tendo isto em conta, a Mercedes-Benz estima que mais de 30% das suas vendas em 2030 pertencem a modelos eletrificados (xEV) em 2027.
Referindo-se apenas ao portefólio de veículos 100% elétricos, a companhia especifica que a gama irá recorrer a motores e baterias modulares e escaláveis para todos os segmentos, anunciando a sua aposta em baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e de níquel-manganês-cobalto (NMC), as primeiras para os modelos mais acessíveis da marca. Paralelamente, estão a ser estudadas melhorias na densidade energética e na eficiência de custos, para além dos avanços na química das célula. A titulo de exemplo, indica que as combinações entre óxido de lítio-manganês (LMO) e NMC reduzirão os custos e aumentarão a densidade energética para níveis de baterias totalmente NMC.
Outra das apostas estará nas células redondas de alta performance para os automóveis de ponta, nomeadamente os desportivos.
Quanto aos motores, as unidades elétricas motrizes (EDU 2.0) vão disponibilizar opções de duas e de quatro rodas motrizes em todos os segmentos.

Pico de investimento em 2025
A Mercedes-Benz estima que os investimentos na área da Investigação e do Desenvolvimento atinjam o seu pico em 2025 devido ao plano de lançamento maciço de produtos, reduzindo-se a partir de 2026. A maioria dos investimentos para a família de veículos CLA, os elétricos GLC e Classe C, bem como os modelos AMG.EA estarão concluídos em 2027, com produtos na estrada.
Os investimentos na tecnologia dos motores de combustão continuarão a ser limitados
Como já indicado, os investimentos na tecnologia dos motores de combustão continuarão a ser limitados, graças a uma redução da complexidade dos grupos motrizes e à modularização mais intrincada entre os produtos 100% elétricos e os motores de combustão eletrificados de alta tecnologia.
O motor de quatro cilindros para o novo CLA foi desenvolvido e concebido pela Mercedes-Benz e está a ser industrializado com um parceiro na China.

Markus Schaefer, membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG e Diretor para as áreas de Tecnologia e de Desenvolvimento, refere que esta estratégia pretende cativar uma franja cada vez mais ampla de clientes do segmento “premium”.
“Vamos entusiasmar os nossos clientes com um lançamento completo de automóveis sem compromissos. Serão uma parte inteligente da sua vida. Todos eles vêm com uma componente de tecnologia totalmente integrada e aproveitam os mais recentes desenvolvimentos em IA. Estarão repletos de tecnologias avançadas, como os mais recentes sistemas ADAS, e de caraterísticas tecnológicas inovadoras, como um novo sistema ‘steer-by-wire’. Tudo começa muito em breve com o nosso novo CLA, o nosso primeiro veículo definido por ‘software’, equipado com o nosso próprio sistema operativo interno MB.OS. Seguir-se-á o nosso novo GLC elétrico, que representa um ponto de viragem no nosso segmento de tamanho médio. Este é o SUV totalmente elétrico que os nossos clientes têm estado à espera”, afirmou.
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