No Mundial de Fórmula 1, ainda sob o efeito da notícia do adeus de Adrian Newey à Red Bull, ronda 6 do campeonato de 2024. Este fim de semana, na Florida, EUA, 3.ª edição do Grande Prémio de Miami. Max Verstappen venceu em 2022 e 2023…
A confirmação do “adeus” de Adrian Newey à Red Bull, por estes dias, mantém-se no topo da agenda informativa na Fórmula 1. O “designer” mais bem-sucedido na história da categoria mais importante e mediática do desporto automóvel, com 12 títulos de construtores em representação de três escuderias (Williams, McLaren e Red Bull) e 13 de pilotos com sete ases do volante (Mansell, Prost, Hill, Villeneuve, Hakkinen, Vettel e Verstappen) chegou a acordo com os austríacos para um ponto final na relação iniciada em 2006, depois de temporada de sonho, com 21 vitórias em 22 corridas (19 com Max), registos que asseguram ao RB19 de 2023 o estatuto de monolugar mais dominante nos 75 anos do Campeonato do Mundo.
É neste ambiente de “choque” e expetativa sobre o futuro (diz-se que Newey, que é representado por Eddie Jordan, está próximo de acordo com a Scuderia Ferrari!), que a Fórmula 1 aborda a ronda 6 do Mundial de 2024, o Grande Prémio de Miami, corrida que acontece apenas pela 3.ª vez, no Autódromo Internacional construído paredes-meias com o Hard Rock Stadium, anfiteatro propriedade de formação do campeonato norte-americano de futebol profissional (NFL), os Dolphins. Em 2022 e 2023, neste circuito com 5,419 km, 19 curvas e marinas artificiais, vitória de Max Verstappen e Red Bull.
O neerlandês, após as primeiras cinco corridas no calendário de 2024, posiciona-se no topo da classificação, com 110 pontos, contra os 85 de Sergio Pérez e os 76 de Charles Leclerc. O tricampeão mundial, esta época, já regista quatro vitórias e, em Miami, apresenta-se como favorito a ganhar tanto o 2.º Sprint da temporada, a realizar no sábado (19 voltas a partir das 17h00 em Portugal Continental), como o grande prémio deste domingo (57 voltas, 21h00). A qualificação para o Sprint está marcada para sexta-feira (21h30), enquanto a sessão de qualificação que arruma a grelha de partida para a corrida principal do fim de sema acontece só no sábado (21h00). Na segunda, Daniel Ricciardo obrigado ao cumprimento de penalização – perda de três lugares no arranque! –, por ultrapassagem a Nico Hülkenberg (Haas) na China durante período de intervenção do Safety Car.
Esta época, em qualificação, Verstappen imbatível, com cinco “pole position” em cinco grandes prémios – o neerlandês foi derrotado apenas na qualificação para o Sprint na China, ganha por Lando Norris (McLaren-Mercedes).
Commentaires