A Michelin, especialista no fabrico de pneus, e a Brembo, especialista na área dos sistemas de travagem, assinaram um acordo global para o desenvolvimento de soluções revolucionárias com base em algoritmos para a interação entre os pneus e os travões de forma a aumentar a segurança na condução. Testes iniciais revelam distâncias de travagem até quatro metros mais curtas.

Aliando os pontos fortes de cada companhia, a Michelin, uma das líderes mundiais no desenvolvimento e fabrico de pneus, e a Brembo, que tem um estatuto de referência na área dos sistemas de travagem, assinaram um acordo global para explorar o potencial das suas soluções inteligentes no setor da travagem, procurando dessa forma atingir níveis ímpares de segurança e de conforto.
A inovação baseia-se na troca permanente de dados em tempo real, entre o revolucionário sistema de travagem Sensify da Brembo e os dados de aderência transmitidos pelas soluções conectadas da Michelin. Esta informação sobre os pneus permite aos engenheiros calibrar o sistema de travagem com uma precisão excecional.

As soluções de pneus conectados da Michelin têm por base a reconhecida experiência do grupo francês em modelação e simulação da física dos pneus, com a análise precisa dos dados em tempo real a dar origem a um portefólio de “software” capaz de proporcionar informação crucial sobre o estado dos pneus, como o desgaste (Michelin SmartWear), a carga (Michelin SmartLoad), e a aderência (Michelin SmartGrip). Apesar de ser uma tecnologia desenvolvida pela Michelin, este “software” é compatível com todas as marcas de pneus.
Por seu turno, a mais recente inovação da Brembo, denominada Sensify, destaca-se pela sua flexibilidade e facilidade de adaptação a todos os modelos de automóveis. Combinando os componentes de travagem da Brembo com inteligência digital avançada, o Sensify utiliza Inteligência Artificial, algoritmos e sensores para controlar cada roda de forma independente. O resultado é um dos sistemas de travagem mais avançados do mercado, concebido para maior segurança.

Testes prometedores
De acordo com os resultados iniciais dos testes divulgados por ambas as companhias, tanto em simulação virtual, como no terreno, esta é uma solução muito prometedora. Na primeira fase, a Michelin integrou os seus modelos de pneus, e os seus algoritmos, com os sistemas de travagem inteligente e as simulações de veículos da Brembo num ambiente virtual. Durante a segunda fase, foram realizados testes reais nas pistas do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Michelin, validando os resultados obtidos durante as simulações iniciais.
Com pneus idênticos, a distância de travagem pode ser reduzida em até quatro metros em situações de emergência
Os testes demonstraram que, com pneus idênticos, a distância de travagem pode ser reduzida em até quatro metros em situações de emergência sob diversas condições. Além disso, o novo sistema de travagem também mostrou uma redução do tempo de resposta, além de minimizar a perda de tração, melhorar a estabilidade lateral e evitar o bloqueio das rodas. Em conjunto, estas melhorias garantem uma condução mais suave e confortável.

Serge Lafon, Presidente da linha de negócio de Equipamentos de Origem da Michelin, afirmou, sobre esta parceria, que a “nossa paixão partilhada pela inovação e pela excelência impulsiona-nos rumo a uma nova era de maior segurança. Na Michelin, estamos comprometidos com o prolongamento da vida útil dos pneus, oferecendo aos nossos clientes tranquilidade, e protegendo, ao mesmo tempo, o seu poder de compra e o meio ambiente. Atualmente, a Michelin é uma ‘empresa orientada para os dados’, em que a simulação e o desenvolvimento de ‘software’ tornam-se ferramentas chave para controlar, em tempo real, a performance dos pneus. Juntas, a Michelin e a Brembo estão a desenvolver uma solução inovadora para os veículos do amanhã, desenvolvida hoje para os fabricantes de automóveis”.
Também na Brembo, o otimismo quanto ao potencial desta parceria é muito forte, como afirma Daniele Schillaci, CEO da companhia italiana. “Na Brembo, acreditamos no poder da tecnologia e da inteligência artificial. Agora, estamos a integrar as competências do ‘software’ com o nosso histórico domínio dos sistemas de travagem – pinças, discos e materiais de fricção – com um ‘know-how’ único. Com o Sensify, estamos a definir um novo padrão de travagem, destinado a alcançar uma visão de zero acidentes. Esta parceria ilustra o poder da colaboração e da inovação no sector automóvel", garante.
Comments