Micra 350SR de 300 cv está “de volta”
- Pedro Junceiro
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Para celebrar o 23.º aniversário do Micra 350SR, protótipo criado em 2002, a Nissan atualizou esse mesmo modelo com motor V6 de 3.5 litros, dotando-se de algumas novidades tecnológicas, como faróis modernos ou ecrã tátil de 9,0 polegadas para ligar Android Auto e Apple CarPlay. Afinal, os protótipos também podem ser atualizados...

Enquanto não chega o Micra 100% elétrico que está prometido ainda para este ano, a Nissan voltou a debruçar-se sobre um dos seus modelos mais extravagantes, o Micra 350SR, um protótipo baseado no Micra de 2002 e que foi agora atualizado em diversos aspetos para celebrar o seu 23.º aniversário. Note-se que, em japonês, “Ni-San” significa 23, ou seja, a mesma idade deste “concept car”.
Tomando como ponto de partida o Micra (K12) de 2002, produzido em Sunderland, no Reino Unido, coube à divisão de competição da marca naquele país (com experiência no campeonato britânico de carros de turismo, o BTCC) a alteração do modelo para uma variante muito mais extrema, em linha com a herança da competição da Nissan.
Assim, o 350SR foi adaptado para receber o bloco V6 de 3.5 litros do Murano, mas com coletores do 350Z, árvores de cames e sistema de admissão da NISMO e “centralina” modificada, elevando a potência de 265 cv para cerca de 300 cv, enquanto o peso manteve-se centrado nos 1.200 kg, o que lhe permitia oferecer um desempenho desportivo praticamente ao nível de um carro de competição da época.
Ao longo das últimas duas décadas, o automóvel foi exibido em eventos da Nissan, mas em 2025, completando o seu aniversário “Ni-San”, ou seja 23, e com a sexta geração do Micra prestes a ser revelada, a marca decidiu atualizar o 350SR.
Para ajudar, a Nissan do Reino Unido recorreu aos “designers” da Nissan Design Europe em Paddington, Londres, que também tem a seu cargo o Micra EV. Para o Micra350SR, a equipa entendeu que era importante respeitar a herança do automóvel e o seu lugar na história da Nissan, pelo que optou por uma abordagem “restomod” leve.

O “design” combina uma base “prateada líquida” acetinada com realces azuis e grafismos novos, que irão aparecer nos Micra e Leaf novos, inspirando-se nas luzes traseiras do lendário 300ZX. A grelha e as partes inferiores têm acabamento em preto brilhante, juntamente com as jantes de liga leve de 18 polegadas RAYS 350Z originais e recentemente renovadas. Os faróis LED com luzes diurnas semi-circulares completam o visual atualizado do modelo, ao mesmo tempo que faz a “ponte” para o Micra elétrico.
No interior, recebeu bancos e arneses novos, além de ecrã tátil de 9,0 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto para navegação e entretenimento.
Comments