Mini Cooper S de Hopkirk à venda
- João Isaac
- 3 de jun.
- 1 min de leitura
O carro icónico envolvido na polémica edição de 1966 do Rali de Monte Carlo encontra-se à venda no "site" Pistonheads. Preço: cerca de 180.000 €!

Se sempre sonhou em ser o proprietário de um verdadeiro carro de ralis, com um histórico invejável de participação em provas internacionais, então este Mini Cooper S é, muito provavelmente, o candidato perfeito.
Conduzido por Paddy Hopkirk na edição de 1966 do Rali de Monte Carlo, este Mini muito especial fez parte da equipa de três carros da BMC que conquistou o pódio de prova exigente que acabou ganha pela… Citroën.
Tudo isto porque depois de várias inspeções iniciais aos Mini, nas quais não foi identificada qualquer incongruência com a regulamentação, as pequenas máquinas vermelhas foram desclassificadas no final da prova.
A polémica decisão foi anunciada em comunicado - segundo a notícia da Hagerty, escrita apenas em francês – e justificada pela utilização de faróis que não regulamentares, por estarem equipados com lâmpadas que não eram iguais às dos Mini produzidos de série.

No seguimento desta decisão, o Automobile Club de Monaco desqualificou os Mini e promoveu o Citroën DS de Pauli Toivonen à vitória, na que foi umas das mais controversas provas da história do desporto automóvel.
O icónico Mini de Paddy Hopkirk, com matrícula GRX 5D e um histórico de participações em 11 ralis, em apenas 27 meses, está à venda no "site" Pistonheads por 155.000 libras, montante equivalente a cerca de 183.500 €. Muito dinheiro? Talvez sim, talvez não, mas a história tem, também, o seu preço.
Comments