Mitsubishi estuda Colt elétrico
- João Isaac
- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mai.
Nova geração do concorrente no segmento B poderá contaer com tecnologia elétrica fornecida pela Renault, assim beneficiando das sinergias da parceria quer com os franceses, quer com a Nissan. Os primeiros, na mesma categoria, contam com o 4 e o 5 E-Tech Electric, enquanto a segunda acaba de apresentar geração nova do Mica, que assenta na mesma arquitetura técnica e, por isso, também não tem motorizações térmicas.

A Mitsubishi poderá estar a trabalhar no desenvolvimento de uma nova geração do Colt, agora em configuração 100% elétrica. O novo Colt equipado com bateria elétrica poderá utilizar a mesma tecnologia dos Renault 4 e 5 E-Tech Electric (ou do Alpine A290 derivado do segundo) e o recentemente anunciado Nissan Micra.
A confirmar-se, o novo Colt elétrico seguirá, pelo menos em parte, pois desconhecem-se detalhes do hipotético projeto, as pisadas de modelos como o ASX, o atual Colt e o Grandis, todos eles modelos Renault comercializados como modelos Mitsubishi na Europa.
Recorde-se que o Colt atualmente em comercialização tem por base o Clio, modelo que evoluirá para uma nova geração sem propor motorizações 100% elétricas para não fazer concorrência interna ao novo Renault 5 E-Tech Elétrico. Uma vez que a Mitsubishi pretende apostar num futuro Colt elétrico, deverá optar pela plataforma AmpR Small em detrimento da atual CMF-B.

Em termos de design do futuro Colt, antecipam-se duas possibilidades, ou manter a abordagem atual, com poucos elementos diferenciadores relativamente aos modelos Renault que lhes servem de base ou, por outro lado, optar por uma estratégia idêntica à da Nissan, marca que se esforçou por tentar distanciar o novo Micra do Renault 5, ainda que a partilha de elementos seja mais do que óbvia.
Caso o lançamento do futuro Colt elétrico se confirme como um modelo “irmão” do Renault 5 E-Tech Elétrico, passará a ser o segundo modelo 100% elétrico da Mitsubishi desenvolvido com base em tecnologia elétrica da Renault, uma vez que o futuro Eclipse Cross será desenvolvido a partir do Scenic E-Tech Elétrico e da sua plataforma AmpR Medium.
Comentários