Musk "convidado" a deixar Tesla
- Pedro Junceiro
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.
Um dos investidores na marca norte-americana, Ross Gerber, apelou a Elon Musk que abandonasse o comando do fabricante, uma vez que as suas atitudes enquanto membro da administração Trump colocam em causa o futuro da companhia que teve de retirar-se do salão de Vancouver, Canadá, por decisão da organização, que temeu protestos durante o certame e ordenou a retirada dos Tesla já em exposição!

As atitudes polémicas de Elon Musk, que dirige o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos EUA, por ordem de Donald Trump, estão refletir-se na Tesla: protestos violentos nos concessionários, carros vandalizados, perda de valor em bolsa, com a cotação das ações em queda desde o início do ano, e até a retirada dos automóveis já em exposição no salão de Vancouver, Canadá, por decisão da organização, que temeu incidentes durante o certame aberto até domingo. E, facto não menos importante, investidor de referência da marca entende que chegou o momento de nomear líder novo!
Outrora visto como um visionário disruptivo nos setores do automóvel e da tecnologia, Musk tem ganhado cada vez mais detratores devido ao apoio a Trump e a muitas figuras mundiais controversas, sobretudo na área política.
Musk apoiou publicamente o AFD, partido de extrema-direita nas recentes eleições alemãs, a que juntam as suas posições de defesa de Nigel Farage, político mais radical conhecido pelas suas tiradas anti-União Europeia no Reino Unido, ou os ataques às autoridades romenas por terem cancelado a primeira volta das eleições presidenciais na Roménia, depois de descobertas as ligações de Calin Georgescu à Rússia.

É neste contexto complexo que as vendas de automóveis de Tesla não param de diminuir e, assim, também a cotação das ações da empresa em bolsa, registando-se mesmo uma queda de cerca de 40% desde o início do ano.
“Talvez a Tesla precise de CEO novo", diz investidor da marca
Sinais mais do que evidentes de que a Tesla precisa de um novo líder, Ross Gerber, um dos investidores iniciais na marca norte-americana, declarou em entrevista ao canal televisivo Sky News que Elon Musk tem de distanciar-se da Tesla ou abandonar o seu lugar na entidade que Trump criou para cortar as despesas governamentais, a missão que tem no comando da DOGE.

“Penso que a Tesla precisa de mudar de CEO [administrador-delegado] e decidi que tinha de começar a dizê-lo. Este é o primeiro programa em que o afirmo. Chegou o momento de outra pessoa assumir a gestão da Tesla. O negócio é negligenciado há demasiado tempo”, afirmou Gerber.
Tendo já vendido uma parte das ações que tinha, Gerber acredita que o negócio da Tesla está em crise, motivado não só pela sua presença numa entidade governativa que tem sido responsável por muitos milhares de despedimentos nos EUA, mas também pelo aumento da concorrência e da “guerra” de tarifas que Donald Trump está a levar a cabo.
“A reputação da companhia foi destruída por Elon Musk"
“A reputação da companhia foi destruída por Elon Musk. As vendas estão a descer por isso; sim, é uma crise. Não se consegue vender, literalmente, o melhor automóvel no mercado e há razão para isso: este CEO é demasiado controverso”, explicou.
Comments