MX-5 ainda mais depurado (mas só no Japão…): novos Roadster e Roadster 12R “by” Mazda Spirit Racing
- António de Sousa Pereira

 - há 11 horas
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Depois de, em outubro, ter aberto as pré-reservas para as 200 unidades que serão produzidas do Roadster 12R (processo efetuado através de uma App dedicada, a completar com reuniões individuais com os clientes elegíveis), a Mazda Spirit Racing, submarca desportiva da casa de Hiroshima, deu início as pré-encomendas do Roadster, este com edição limitada a 2200 exemplares – ambos tendo as primeiras entregas aos seus felizes proprietários agendadas para o início de 2026.

Tendo por base a variante com capota de lona do modelo há muito conhecido dos europeus como MX-5, estas derivações muito especiais do descapotável de dois lugares mais vendido de sempre na história do automóvel (considerando todas as suas gerações, desde a original, de 1989, até à atual, lançada em 2016) foram desenvolvidas pelos engenheiros da marca envolvidos no campeonato Super Taikyu Series, incorporaram diversas soluções originalmente criadas para competição, tanto ao nível dos motores (em ambos os casos, o Skyactiv-G 2.0, combinado com uma caixa manual de seis velocidades), como dos chassis.
Veja-se a suspensão com afinação específica e amortecedores Bilstein; a barra anti-aproximação; o defletor traseiro exclusivo, desenhado para assegurar a necessária estabilidade no “incontornável” circuito de Nürburgring; ou as jantes de alumínio forjadas, desenvolvidas em colaboração com a Rays Corporation, a partir das utilizadas pela versão de competição que participa nas Super Taikyu Series, mas com maior rigidez, e formas otimizadas. Para um extra distinção, ambos contam com saias laterais em cinzento RS Grey; tapetes e estrutura da chave específicos; e porcas das rodas em preto.
Mais orientado para uma utilização em circuito, o Mazda Spirit Racing Roadster 12R é proposto no mercado de origem por cerca de €43 000, oferece 200 cv/7000 rpm e 215 Nm/4700, anuncia um peso de 1050 kg, e distingue-se, igualmente, por uma suspensão ainda mais firme, e com uma afinação mais orientada para circuito – bem como pelos baquets Recaro, e pelos autocolantes exclusivos aplicados no capot, na tampa da mala, nas laterais e nas caixas dos espelhos). Quanto ao Mazda Spirit Racing, custa cerca de €30 000, pesa 1070 kg, disponibiliza 184 cv/7000 rpm e 205 Nm/4000 rpm, e do seu lote de elementos exclusivos fazem parte, entre outros, os bancos desportivos em Alcantara.




















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