Conforto, tecnologia, eficiência, lotação para sete pessoas e uma experiência de condução eletrificada, graças à tecnologia e-Power (na prática, legalmente, trata-se de um híbrido Plug-In). Esta é a promessa da Nissan para a edição mais recente do SUV que posiciona como topo da gama na Europa, o X-Trail.

Uma configuração interior de 7 lugares pode até não fazer sentido para muitos condutores, mas é uma condição absolutamente essencial para as famílias mais numerosas.
O X-Trail é a proposta da Nissan para os clientes que não podem prescindir de automóvel com mais lugares, mas cuja exigência se estende a outros pontos, nomeadamente à eletrificação.
Não é por isso de estranhar que a Nissan tenha dotado o seu SUV familiar com uma inovadora motorização híbrida que combina um motor 1.5 Turbo – 3 cilindros, a gasolina, com relação de compressão variável – com um par de motores elétricos, um por cada eixo, para disponibilizar uma potência total de 213 cv. Este X-Trail tem assim tração integral, mas distingue-se de outras propostas "full hybrid" pelo facto de o motor a gasolina servir apenas de gerador, sendo as máquinas elétricas dianteira e traseira as únicas responsáveis por propulsionar o X-Trail.
E fazem-no com suavidade, transmitindo, sim, alguma da sensação de condução de um veículo puramente elétrico, tal como indicado pela marca japonesa. A resposta nunca é tão imediata, obviamente, mas a disponibilidade é mais do que convincente, destacando-se ainda a suavidade com que se pode conduzir o X-Trail.
O motor térmico ouve-se só pontualmente, quando é chamado para gerar energia, mas apresenta sempre ruído muito contido, inclusivamente durante as acelerações bruscas, quando mais notamos a sua presença, mas sem causar desconforto a bordo.
Estão disponíveis vários modos de condução através de um seletor rotativo na consola, nomeadamente um indicado para condução fora de estrada – altura livre ao solo de 201 milímetros e opção para controlo de velocidade nas descidas são argumentos – outro para condução na neve, bem como os habituais Standard, Eco e Sport. É também possível incrementar a intensidade da regeneração de energia através de um modo “B”, bem como ativar a especialmente útil função de condução com recurso a apenas um pedal, principalmente em cidade. Se a bateria tiver carga disponível, é ainda possível forçar a propulsão 100% elétrica. Nota muito positiva para o consumo combinado no final deste teste: 6,5 l/100 km.
No interior, começando pela frente, destaque para a correta combinação de tecnologia e digitalização com comandos mais convencionais, sendo disso um bom exemplo a dimensão adequada do monitor do sistema multimédia (qualidade de imagem da câmara traseira podia ser melhor), que não prescinde de atalhos físicos, elogio que prolongamos à consola da climatização, com verdadeiros botões para evitar quaisquer olhos fora da estrada durante demasiado tempo quando os queremos pressionar. Em termos de "design" do "tablier", este é algo conservador, mas não há falhas a apontar no que respeita a materiais (macios em cima, menos nobres abaixo da linha média) e solidez de construção.
A título de exemplo, é necessário ajustar o banco do passageiro da frente, bem como os da segunda fila, para que um adulto instalar-se nos lugares mais atrás.
Na segunda fila, há que mencionar a excelente acessibilidade proporcionada por grandes portas que abrem a 90 graus, facilitando, por exemplo, a colocação de cadeirinhas. Já sentados, os passageiros podem usufruir de muito espaço livre para pernas e cabeça, bem como de um banco deslizante, o que permite jogar com os centímetros livres em comprimento, no caso de ser necessário recorrer à terceira fila de bancos. Como é habitual, estes dois lugares são apenas indicados para crianças ou para serem utilizados em percursos muito curtos.
Embora, como em muitos outros modelos equivalentes de sete lugares, o espaço e conforto não abundem na terceira fila, esta é muito fácil de rebater para melhor se usufruir da bagageira do X-Trail. Na configuração de cinco lugares, o volume varia entre 485 e 575 litros, oferecendo 120 litros de espaço se a terceira fila estiver em utilização. Ainda que não disponha de um sítio dedicado, é possível arrumar a chapeleira de rolo nesse volume restante atrás dos dois últimos lugares, o que pode ser útil se a viagem a seis ou sete não for programada.
A competência global do novo X-Trail é indiscutível. A tração integral dota-o de capacidades adicionais, valorizando, também, a segurança na condução.
A serenidade transmitida pelo funcionamento suave do propulsor híbrido é complementada pelo habitáculo acolhedor e bem equipado e um acerto de suspensão plenamente orientado para o conforto - embora lhe confira agilidade mais do que suficiente e um comportamento dinâmico muito são – fazem do X-Trail uma excelente proposta familiar, ainda que, como muitas outras do seu segmento, ofereça um nível de conforto bastante contido a quem tiver de viajar lá mais atrás.
A gama X-Trail inclui igualmente uma motorização mild hybrid, bem como uma segunda versão com a tecnologia e-Power, apenas com tração dianteira. Estão disponíveis três níveis de equipamento, sendo que a Nissan propõe este e-Power e-4ORCE com o pacote intermédio Tekna por 57.716 €.
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