Parque solar novo da JLR acelera independĂȘncia energĂ©tica
- Pedro Junceiro
- hĂĄ 1 dia
- 2 min de leitura
A JLR reforçou o esforço de descarbonização com a inauguração de parque solar com 26 hectares, o equivalente a 36 campos de futebol. A instalação Ă© capaz de fornecer atĂ© 18 MW de energia elĂ©trica, situa-se no âquartel-generalâ de Gaydon, Inglaterra, e permitirĂĄ obter cerca de 31% das necessidades energĂ©ticas da companhia a partir da energia solar.

Esta inauguração conclui o primeiro dos trĂȘs projetos de energia solar no Reino Unido. Paralelamente, a JLR avançou nos esforços no domĂnio da biodiversidade, plantando flores silvestres autĂłctones sob e entre os painĂ©is, enquanto as sebes foram restauradas com recurso a espĂ©cies amigas das aves e dos animais polinizadores.
Â
De acordo com a proprietĂĄria das marcas Jaguar e Land Rover, instalação nova alargada no telhado do Centro de Produção de PropulsĂŁo ElĂ©trica (EPMC) em Wolverhampton, Inglaterra, serĂĄ concluĂda no outono. TerĂĄ mais de 18.000 painĂ©is solares (a maior instalação solar no teto de fĂĄbrica automĂłvel no Reino Unido).

Â
ConstruĂdo com base num sistema existente no telhado, o novo sistema de 10,7 MW produzirĂĄ cerca de 9512 MWh de eletricidade/ano â Ă© energia suficiente para abastecer mais de 3500 casas de janeiro a dezembro! A capacidade solar combinada satisfarĂĄ cerca de 40% das necessidades energĂ©ticas das instalaçÔes, apoiando a produção de unidades de propulsĂŁo e baterias da geração nova de automĂłveis elĂ©tricos.
Â
Em 2026, a JLR iniciarå a instalação de mais de 10 MW de painéis solares para sombra de carros nas suas instalaçÔes de Merseyside, tornando-se a maior instalação de painéis solares em estacionamentos cobertos de automóveis no Reino Unido.

Esforços tambĂ©m na ChinaÂ
Paralelamente, a âjoint-ventureâ da JLR na China, a CJLR, tambĂ©m anuncia progressos na autonomia energĂ©tica, com expansĂŁo de 20 MW na instalação solar no telhado. Desde que estĂĄ em funcionamento (maio de 2025), a unidade gerou mais de 50% do consumo mensal de energia, apoiando a poupança no consumo, a redução de custos e a regulação da temperatura, graças Ă s sombras adicionais.
Â
O fabricante comprometeu-se a satisfazer um terço das necessidades energéticas globais, pelo menos, a partir de fontes renovåveis locais, adotando-as como alternativas ao gås natural, até 2030, o que terå como resultado a redução das emissÔes e menor exposição à volatilidade do mercado do setor.
Â
A JLR estå a introduzir soluçÔes de energia renovåvel e carbono reduzido (solar, eólica e hidrogénio) em todas as instalaçÔes.