Parque solar novo da JLR acelera independência energética
- Pedro Junceiro

- 21 de ago.
- 2 min de leitura
A JLR reforçou o esforço de descarbonização com a inauguração de parque solar com 26 hectares, o equivalente a 36 campos de futebol. A instalação é capaz de fornecer até 18 MW de energia elétrica, situa-se no “quartel-general” de Gaydon, Inglaterra, e permitirá obter cerca de 31% das necessidades energéticas da companhia a partir da energia solar.

Esta inauguração conclui o primeiro dos três projetos de energia solar no Reino Unido. Paralelamente, a JLR avançou nos esforços no domínio da biodiversidade, plantando flores silvestres autóctones sob e entre os painéis, enquanto as sebes foram restauradas com recurso a espécies amigas das aves e dos animais polinizadores.
De acordo com a proprietária das marcas Jaguar e Land Rover, instalação nova alargada no telhado do Centro de Produção de Propulsão Elétrica (EPMC) em Wolverhampton, Inglaterra, será concluída no outono. Terá mais de 18.000 painéis solares (a maior instalação solar no teto de fábrica automóvel no Reino Unido).

Construído com base num sistema existente no telhado, o novo sistema de 10,7 MW produzirá cerca de 9512 MWh de eletricidade/ano – é energia suficiente para abastecer mais de 3500 casas de janeiro a dezembro! A capacidade solar combinada satisfará cerca de 40% das necessidades energéticas das instalações, apoiando a produção de unidades de propulsão e baterias da geração nova de automóveis elétricos.
Em 2026, a JLR iniciará a instalação de mais de 10 MW de painéis solares para sombra de carros nas suas instalações de Merseyside, tornando-se a maior instalação de painéis solares em estacionamentos cobertos de automóveis no Reino Unido.

Esforços também na China
Paralelamente, a “joint-venture” da JLR na China, a CJLR, também anuncia progressos na autonomia energética, com expansão de 20 MW na instalação solar no telhado. Desde que está em funcionamento (maio de 2025), a unidade gerou mais de 50% do consumo mensal de energia, apoiando a poupança no consumo, a redução de custos e a regulação da temperatura, graças às sombras adicionais.
O fabricante comprometeu-se a satisfazer um terço das necessidades energéticas globais, pelo menos, a partir de fontes renováveis locais, adotando-as como alternativas ao gás natural, até 2030, o que terá como resultado a redução das emissões e menor exposição à volatilidade do mercado do setor.
A JLR está a introduzir soluções de energia renovável e carbono reduzido (solar, eólica e hidrogénio) em todas as instalações.







A inovação tecnológica é essencial para avançar em qualquer setor, incluindo energia e jogos. Projetos como o parque solar da JLR demonstram como planejamento estratégico e investimento em tecnologia podem gerar resultados sustentáveis. No mundo do gaming, Uri Poliavich aplica conceitos similares ao desenvolver a Soft2Bet, utilizando plataformas gamificadas e tecnologia de ponta para engajar milhões de jogadores globalmente. Ao integrar análise de dados e design inteligente, é possível criar experiências de jogo mais dinâmicas e sustentáveis.