Petroprix expande postos ‘low-cost’
- Pedro Junceiro

- 12 de jul.
- 3 min de leitura
A Petroprix, empresa de postos de combustível de baixo custo, acelera o seu processo de expansão em Portugal e conta já com quatro bombas de abastecimento no país, esperando chegar aos 15 pontos no final do ano.

A Petroprix, empresa de estações de serviço “low-cost” totalmente automatizadas, está a acelerar a sua presença em Portugal. Com quatro postos já em funcionamento, a empresa espera chegar ao final do ano com um total de 15 pontos de abastecimento em operação no país.
Após a sua entrada no mercado nacional, em setembro de 2024, a empresa espanhola de postos de combustível de baixo custo já conta com unidades em Águeda, Covilhã, Matosinhos e Paços de Ferreira, este último já em 2025, totalizando quatro estações operacionais em menos de um ano.
A estratégia da Petroprix baseia-se num modelo 100% automatizado, disponível 24 horas por dia, o que permite praticar preços mais baixos no combustível, com valores que rondam os 10 a 15 cêntimos por litro em relação a outras companhias tradicionais.
A Petroprix é a única empresa de estações de serviço de baixo custo com o seu próprio software, o que confere uma grande vantagem competitiva. Além disso, a aplicação própria da Petroprix, disponível para Android e iOS, permite localizar os postos mais próximos, consultar preços em tempo real, abastecer de forma autónoma e usufruir de campanhas exclusivas. Após o registo da matrícula, os utilizadores recebem promoções personalizadas, incluindo uma oferta de três litros de combustível gratuito na primeira utilização.

Portugal é prioridade
Mas o investimento promete ser alargado ao longo dos próximos anos, com a Petroprix a estabelecer Portugal como um mercado prioritário (é também o primeiro mercado internacional da companhia). Nesse sentido, tem por objetivo atingir os 15 postos de abastecimento em 2025 e ampliar a rede para os 45 postos até 2026, num investimento de 25 milhões de euros.
Em território nacional, a empresa está a avançar com 85 projetos e espera obter 25 novas licenças até ao final de 2025, sendo Lisboa, Porto e Algarve as principais áreas para a expansão.
“Portugal é, sem dúvida, um mercado prioritário para a Petroprix. A adesão dos portugueses ao nosso modelo ‘low-cost’ e autónomo tem sido muito positiva, confirma que há espaço para inovação e para um conceito altamente eficiente no setor dos combustíveis”, refere Jaime Vega de Seoane, Diretor de Desenvolvimento Europeu da Petroprix.
O responsável acrescenta ainda que, desde a abertura do primeiro posto em Águeda, “temos vindo a crescer de forma consistente, com novas inaugurações e uma receção muito favorável do mercado. Este ritmo de expansão demonstra bem a confiança dos consumidores portugueses e a capacidade de resposta da Petroprix às exigências do mercado atual, com uma solução moderna, tecnológica e acessível. Estamos convictos de que vamos continuar a crescer em Portugal, atingindo os 15 postos até ao final deste ano e 45 até 2026”.
A nível ibérico, a Petroprix ultrapassou recentemente as 180 estações em funcionamento, com a abertura de pontos de abastecimento em Madrid, Sevilha e Canárias, e prevê atingir os 1.000 milhões de euros de faturação no presente ano. Globalmente, o plano da operadora é atingir as 300 estações e 1.400 milhões de euros em receitas até 2027, com um crescimento também para mercados como os da América Latina.







Comentários