Piastri na “pole” em Imola!
- José Caetano
- 18 de mai.
- 2 min de leitura
Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, com 1.14,670 m nos 4,909 km do circuito de Imola, Itália, garantiu a primeira posição na grelha de partida para a quinta edição do Grande Prémio da Emília-Romanha, ronda 7 do Mundial de 2025. O australiano de 24 anos, o comandante do campeonato, venceu Max Verstappen, em Red Bull-Honda RBPT, por 0,034 s e conquistou a terceira “pole position” na Fórmula 1.

O australiano Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, soma e segue na Fórmula 1. O piloto de 24 anos, primeiro no Mundial de 2025, com 131 pontos, mais 16 do que o parceiro de equipa, Lando Norris, e 32 do que o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, conquistou a “pole position” para a ronda 7 do campeonato de 2025, o Grande Prémio da Emília-Romanha, no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, percorrendo os 4,909 do circuito de Imola em 1.14,670 m. E, assim, pela terceira vez na carreira, primeira posição numa grelha de partida!
Piastri superiorizou-se a Verstappen por 0,034 s, impondo-se em qualificação com muitos “pontos quentes”, da eliminação surpreendente dos dois Ferrari no final do segundo segmento (Leclerc manifestou-se incapaz de “fazer milagres” e Hamilton reconheceu sentir-se “devastado”, ambos criticando, diretamente, o desempenho pouco competitivo do SF-25) aos acidentes muito violentos de Franco Colapinto, o argentino estreante na Alpine-Renault, e Yuki Tsunoda, japonês da Red Bull-Honda RBPT. As duas situações originaram bandeiras vermelhas que pararam o programa durante o primeiro segmento e, felizmente, não tiveram quaisquer consequências físicas para os pilotos.
Também Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, teve atuação dececionante. O jovem natural de Bolonha, cidade próxima de Imola e capital da região com o nome deste grande prémio, que acontece apenas pela quinta vez, embora a Fórmula 1 acelere neste circuito pela 32.ª vez, não conseguiu melhor do que a 13.ª posição, por isso saindo de cena, também, no final do segundo segmento da qualificação.
Este domingo, na corrida com 63 voltas que tem início marcado para as 14h00 em Portugal Continental, Piastri atrás da quinta vitória em 2025, a quarta consecutiva, em sete grandes prémios! “Uma qualificação muito difícil, com atrasos, acidentes, bandeiras vermelhas e pneus macios que surpreenderam todos, negativamente. A equipa esteve soberba no plano estratégico, colocando-me em pista no momento certo. Sinto-me feliz com o nosso trabalho e entusiasmado para o grande prémio”, disse o australiano da McLaren-Mercedes, o piloto do momento na Fórmula 1.

Comments