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Foto do escritorPedro Junceiro

Porsche 911 GT3: com e sem asa (e bancos traseiros)

A gama 911 é enriquecida com a variante GT3 de aptidões ainda mais desportivas, agora com a opção Touring Package para oferecer versatilidade acrescida em estrada pública (pela primeira vez, bancos opcionais). Motor atmosférico 4.0 com 510 cv e relações de caixa mais curtas incrementam as prestações.



A Porsche revelou o 911 GT3, modelo que, desde 1999, tem vindo a oferecer uma combinação de características de competição com a capacidade de utilização em estrada aberta. Neste seu 25º aniversário, a novidade é a dupla oferta desde o lançamento: tanto pode ser encomendado como um modelo focado para o circuito (com asa traseira incluída), como pode ser escolhido em variante Touring Package, mais discreta.



Os novos 911 GT3 apresentam um "design" melhorado tanto na dianteira como na traseira, bem como uma adaptação ao nível da aerodinâmica. Nas duas variantes, o difusor dianteiro tem um novo contorno, a forma do "spoiler" dianteiro foi refinada e as aletas na secção inferior da carroçaria foram modificadas, o que resulta num aumento da carga descendente e otimização do fluxo de ar. Ainda na dianteira, os faróis LED Matrix foram redesenhados, com um anel de realce em branco opcional, eliminando a necessidade de luzes adicionais no para-choques dianteiro. Como tal, beneficia de uma entrada de ar alargada.

 

Na traseira, a marca reformulou o para-choques, com difusor diferente, o mesmo se aplicando às entradas de ar e tampa traseira. A asa traseira tem novas placas laterais angulares.

 

Ao nível do chassis, o 911 GT3 recorre a braços de suspensão especialmente desenvolvidos com um perfil em forma de lágrima no eixo dianteiro (de triângulos duplos). Estes aumentam a força descendente a alta velocidade nas cavas das rodas e melhoram a refrigeração dos travões. O efeito de afundamento da secção dianteira (“pitching”) em travagem foi reduzido, graças à articulação esférica dianteira do braço inferior situada numa posição mais baixa no eixo dianteiro. Estas alterações, refira-se, foram adotadas do atual 911 GT3 RS.



O peso total também foi reduzido, para um valor total de 1420 kg. Para o efeito, adoção de jantes em alumínio novas, em cor prata, que reduzem as massas não suspensas em mais de 1,5 kg, em comparação com o modelo semelhante anterior. Como opção, estão disponíveis jantes em magnésio em combinação com o Pacote Weissach ou o Pacote Leichtbau (peso reduzido). Desta forma, são poupados mais 9 kg. Uma nova bateria de iões de lítio de 40 Ah também contribui com uma redução de 4 kg. De série, o novo 911 GT3 está equipado com pneus desportivos 255/35 ZR 20 (eixo dianteiro) e 315/30 ZR 21 (eixo traseiro) com maior aderência em piso molhado. Os pneus de pista com homologação para estrada estão disponíveis em opção.

 

Walter Röhrl, embaixador da marca, explica que todas as mudanças efetuadas nesta variante serviram para tornar o 911 GT3 mais ágil e competente.



Variante discreta 

Com a mudança de modelo, a Porsche disponibiliza a variante Touring Package desde o lançamento. A designação “Touring Package” remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS 2.7 de 1973. Esta variante descarta a asa traseira fixa, preservando a linha clássica do 911, mas deixando também o aspeto algo inusitado. A asa traseira extensível (“Gurney Flap”) e uma aleta adaptada na parte inferior da carroçaria proporcionam o equilíbrio aerodinâmico correspondente.

 

No interior, inclui-se um revestimento em pele de alta qualidade e um ambiente desportivo clássico. Pela primeira vez está disponível, opcionalmente, um sistema de bancos traseiros para o 911 GT3 com o Touring Package, para utilização diária melhorada.



Revisão do motor e da caixa 

O motor atmosférico de 4 litros do novo 911 GT3 foi concebido de acordo com as normas de escape atuais, significativamente mais rigorosas, e equipado com dois filtros de partículas e quatro conversores catalíticos. Embora disponha deste sistema de controlo de emissões, a sonoridade não foi afetada, ao passo que a potência de 510 cv do 6 cilindros com arquitetura "boxer" foi alcançada através de uma série de melhorias.

 

As cabeças dos cilindros foram revistas e as árvores de cames utilizadas no GT3 RS proporcionam uma performance ainda mais dinâmica em altos regimes. Além disso, são utilizadas válvulas de acelerador individuais com fluxo otimizado e radiadores a óleo otimizados. Tanto a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (PDK) como a caixa manual GT de 6 velocidades têm uma relação final 8% mais curta do que no antecessor. As duas opções de transmissão estão disponíveis tanto para o 911 GT3 como para o 911 GT3 com Touring Package.

 

O novo 911 GT3 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos com a transmissão PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (3,9 segundos e 313 km/h, respetivamente, com a caixa manual).



“Bacquets” desportivas de peso reduzido 

No novo 911 GT3, está disponível como opcional uma nova “bacquet” desportiva de peso reduzido e rebatível, com estrutura em CFRP. A nova opção está equipada com airbag de tórax integrado, regulação elétrica em altura e regulação manual da posição longitudinal. Como opção, os clientes podem optar por ter bancos aquecidos com três níveis de regulação. Uma parte da almofada do encosto de cabeça pode ser removida, melhorando a ergonomia dos condutores quando usam capacete em circuito.

 

O banco rebatível permite o acesso aos bancos traseiros, disponíveis como opcionais e oferecidos pela primeira vez no 911 GT3 com Touring Package. Como alternativa, podem ser escolhidos os bancos desportivos adaptativos Plus com ajuste elétrico em 18 vias.



O habitáculo em Preto com dois lugares do novo 911 GT3 é baseado no design dos modelos 911 atuais. No entanto, ao contrário dos modelos Carrera, o 911 GT3 não tem um botão de arranque – continua a ter um interruptor de ignição rotativo. Uma célula de segurança, disponível como opção, demonstra a proximidade com o desporto motorizado.

 

O painel de instrumentos digital tem visualização estruturada, com esquema de cores de contraste para ser mais fácil ler conta-rotações e o cronómetro. O modo de visualização “Track Screen” reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do tacómetro apenas aos dados importantes sobre pneus, óleo, água, combustível e indica ao condutor o momento ideal de mudança de velocidade através de um flash.



Pacotes de personalização 

A Porsche oferece vários pacotes de equipamento para o novo 911 GT3, incluindo, pela primeira vez, o pacote Weissach. Com este, a barra estabilizadora, as barras de ligação e a proteção inferior no eixo traseiro são fabricados em CFRP, tal como o tejadilho, as placas laterais da asa traseira, a moldura dos espelhos retrovisores exteriores, o triângulo dos espelhos retrovisores e as “airblades” na secção dianteira. Tudo para baixar o peso. O revestimento adicional em pele e “Race-Tex” melhora o visual do interior. Pela primeira vez, a secção superior do tablier do 911 GT3 é revestida em Race-Tex com propriedades antirreflexo. Ao mesmo tempo, os puxadores das portas e as redes de arrumação em CFRP otimizam os painéis das portas para um design de peso reduzido. A célula de segurança em CFRP e jantes forjadas em magnésio estão disponíveis como opções.

 

Ainda para o 911 GT3 com asa traseira, o Pacote Clubsport para utilização em circuito está disponível sem custos adicionais, incluindo célula de segurança em aço aparafusada na traseira, arnês de seis pontos para o condutor e extintor portátil. 



Já o 911 GT3 com Touring Package pode receber o Pacote Leichtbau, no qual o tejadilho pintado em cor exterior, bem como as barras estabilizadoras, as barras de ligação e a proteção inferior do teixo traseiro são feitos em CFRP. As jantes forjadas em magnésio e os painéis das portas de peso reduzido também fazem parte deste pacote. Em conjunto com a caixa manual GT de 6 velocidades de série, é utilizado o seletor de velocidades mais curto do 911 S/T.

 

Quanto a preços, o Porsche 911 GT3 e o novo Porsche 911 GT3 com Touring Package poderão ser encomendados a partir do final do ano por valores a partir dos 275.752€. O Pacote Weissach tem um custo adicional de 31.759€, enquanto o Pacote Leichtbau está disponível por 47.521€.



Cronógrafo exclusivo GT3 

Repetindo um hábito já de longa data, a Porsche Design também criou um relógio exclusivo para os proprietários do 911 GT3 e 911 GT3 com Touring Package. O Chronograph 911 GT3 e Chronograph 911 GT3 Touring estão equipados com o preciso movimento WERK 01.200 da Porsche Design, com certificado COSC, que possui função “flyback”. A caixa utra-leve em titânio, em opção com revestimento em carboneto de titânio em Preto, combina o design  dos automóveis desportivos com a relojoaria moderna.

 

Já o mostrador inspira-se no painel de instrumentos do 911 GT3, com detalhes em amarelo e estrutura hexagonal, enquanto o rotor é baseado no design das jantes do GT3.

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