Após cumprir os vários trâmites legislativos, a lei que prevê o final do pagamento de portagens em algumas das ex-SCUT foi promulgada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Medida entra em vigor em 2025
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o fim do pagamento de portagens nalgumas das ex-SCUT (antigas autoestradas sem custos para o utilizador), numa medida terá entrada em vigor no dia 1 de janeiro de 2025.
Aprovada anteriormente no Parlamento apenas com o voto desfavorável dos partidos que compõem o atual Governo, o PSD e o CDS-PP (e com a abstenção da Iniciativa Liberal), a lei que prevê o final do pagamento nalgumas da ex-SCUT foi promulgada ontem por Marcelo Rebelo de Sousa, incidindo principalmente nas vias do interior do país e no Algarve.
Em nota publicada no site da Presidência da República, é indicado que foi aprovado o “decreto que elimina as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança, revogando o Decreto-Lei n.º 97/2023, de 17 de outubro”.
Desta forma, a partir de 1 de janeiro de 2025, as portagens atualmente em vigor deixarão de ser pagas nas autoestradas A4 Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 Pinhal Interior, A22 Algarve, A23 Beira Interior, A24 Interior Norte, A25 Beiras Litoral e Alta e A28 Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
Esta medida proposta pelo PS como um dos seus primeiros atos na oposição foi bastante criticada pelo Governo, que antevê um impacto orçamental de 180 milhões de euros em 2025.
Comments