Primeiro carregador de camiões elétricos já em Portugal
- João Isaac
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Galp instala primeiro carregador para camiões elétricos na base operacional da empresa de transportes TJA em Estarreja.

A Galp anunciou hoje em comunicado oficial a instalação do primeiro carregador para camiões elétricos nas instalações da empresa de transportes rodoviários TJA - Transportes J. Amaral, S.A. em Estarreja. O carregador de fabrico Siemens e desenvolvido nas suas instalações de Corroios, oferece uma potência máxima de 400 kW e servirá de suporte às operações logísticas da empresa.
A TJA dispõe de dois camiões MAN eTGX com 500 quilómetros de autonomia, neste momento ao serviço da Simoldes, empresa de componentes para o setor automóvel. A frota sem emissões vai servir-se do novo posto de carregamento para assegurar a entrega dos componentes desde a sua unidade de produção em Oliveira de Azeméis até à fábrica da Stellantis em Mangualde.
De 20 a 80% em cerca de 1 hora
O carregador ultrarrápido permite elevar o nível de carga das baterias dos camiões de 20 a 80% em cerca de 1 hora e todo o acompanhamento e gestão dos processos de carregamento pode ser feito através de uma plataforma digital, maximizando a rentabilidade da elaborada operação logística. De acordo com a Galp, o transporte rodoviário de mercadorias é responsável por cerca de 9% das emissões globais de dióxido de carbono.
“Sentimos que estamos a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade”, afirma João Miguel Amaral, administrador da TJA. “Este projeto representa mais do que uma renovação de frota, é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico que foi possível graças ao impulso do nosso cliente, a Simoldes, e ao apoio dos nossos parceiros, Galp e MAN”, conclui.
Comments