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Rali de Portugal: Evans primeiro

Atualizado: 17 de mai.

A Toyota persegue a 10.ª vitória em Portugal, a sexta consecutiva, e Elfyn Evans, no arranque da edição 58 do rali, venceu a Super Especial com 2,94 km na Figueira da Foz que marcou o arranque da competição (0,6 s separaram os cinco primeiros). O galês do GR Yaris Rally1 comanda o Mundial. 



Elfyn Evans, em Toyota GR Yaris Rally1, venceu a Super Especial da Figueira da Foz cumprida depois da cerimónia de arranque da 58.ª edição do Rali de Portugal, que teve lugar em Coimbra, após o Shakedown com 5,72 km em Baltar, sessão em que o letão Martins Sesks, num Puma Rally1 da M-Sport Ford, foi o mais rápido (3.52,3 m). O galês, o comandante do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), cumpriu os 2,94 km do percurso em 2.18,1 m. O francês Sébastien Ogier, também no GR Yaris Rally1, e estónio Ott Tanak, num Hyundai i20 N Rally1, foram só 0,2 s mais lentos.



Na Figueira da Foz, e considerando-se apenas os participantes no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), primeiro (2.23,6 m) – o 11.º melhor tempo à geral –, Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2) segundo, com mais 0,9 s, e Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) terceiro, com mais 5,4 s do que o norte-irlandês campeão em 2024 e comandante do Nacional de 2025.



Esta Super Especial cumpriu-se à beira-mar, num circuito montado em parque de estacionamento ao lado do icónico Forte de Santa Catarina, com muitos milhares de fãs entre as bancadas e o passeio marítimo da Figueira da Foz. Esta sexta-feira, primeiro dia de competição a sério, que também é o mais extenso no programa do rali, com 10 especiais – duas passagens por Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, mais Águeda/Sever e Sever/Albergaria –, com 683,17 km de extensão, contando com os 146,98 km cronometrados em pisos demolidores (cascalho, pedra e terra).

 

Evans comanda o campeonato e é o primeiro na estrada. Isso significa que tem de varrer as superfícies soltas, tarefa que, historicamente, tem penalizado este galês vencedor do Rali de Portugal em 2021. “Antecipa-se dia difícil”, admitiu o piloto da Toyota. "Temos de esquecer a situação, desfrutar do rali e manter-nos na luta pela vitória”, concluiu.



A Toyota ganhou os primeiros quatro ralis da temporada e, em Portugal, ambiciona a 10.ª vitória, sexta consecutiva. No nosso País, depois dos sucessos de Neuville e da Hyundai em 2018, cinco triunfos da equipa japonesa, com Tanak (2019), Evans (2021), Rovanpera (2022 e 2023) e Ogier (2024), o piloto mais bem-sucedido nesta prova, com seis primeiros lugares. Em 2020, rali cancelado, devido à pandemia de COVID-19.





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