Rali de Portugal na estrada!
- José Caetano
- há 6 dias
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Atualizado: há 5 dias
É o acontecimento desportivo mais importante organizado todos os anos no nosso País! Está na estrada, nas regiões Centro e Norte, o 53.º Rali de Portugal, a ronda 5 do Mundial de 2025, que conta com número recorde de equipas inscritas (95). Até domingo, 1446,15 km para cumprir, com 344,50 km cronometrados arrumados em 24 especiais. Esta temporada, só vitórias dos GR Yaris Rally1 da Toyota, com Ogier (Monte Carlo), Evans (Suécia e Quénia) e Rovanpera (Canárias)…

O Mundial de Ralis (WRC) está na 53.ª temporada e, até domingo, encontra-se em competição na edição 58 do Rali de Portugal, ronda 5 do campeonato de 2025. No nosso País, com número recorde de equipas inscritas (95), incluindo 12 em Rally1 e 47 em Rally2. Em quatro dias, nas regiões Centro e Norte do nosso Pais, 1446,15 km para percorrer, incluindo 344,50 km cronometrados organizados em 24 Provas Especiais de Classificação (PEC) e cumpridos, quase integralmente, em terra.
Elfyn Evans, galês que está a protagonizar arranque de campeonato soberbo, com duas vitórias (Suécia e Quénia) e quatro pódios (segundo no Monte Carlo, terceiro nas Ilhas Canárias) em quatro ralis, comanda o Mundial, com 109 pontos, mais 43 do que o finlandês Kalle Rovanpera, que conseguiu reencontrar-se com o sucesso apenas na ronda 4 da temporada, ganhando em Espanha. Mas, na Toyota, que tem cinco GR Yaris Rally1 em ação no nosso País, também deve contar-se sempre com o francês Sébastien Ogier, o segundo piloto com mais currículo na disciplina, com oito títulos (mais, apenas o compatriota Sébastien Loeb, com nove!) e o recordista de vitórias em Portugal!

O ano passado, impondo-se no “nosso” rali pela sexta vez, Ogier derrubou recorde que dividia com a lenda finlandesa Markku Alén e, simultaneamente, comemorou a 60.ª vitória no WRC. Em Portugal, Sébastien venceu em 2010, com a Citroën, em 2013 e 2014, com a Volkswagen, em 2017, com a M-Sport Ford, e em 2022 e 2024, com a Toyota. Na edição2024, o francês superiorizou-se a dois pilotos da Hyundai, o estónio Ott Tänak, por 7,9 s, e o belga Thierry Neuville, por a 1.09,8 m. O segundo conquistaria o título pela primeira vez e, por isso, tem o número 1 inscrito no i20 N Rally1. Neuville é terceiro na classificação do campeonato, a sete pontos de Kalle Rovanpera, bicampeão em 2022 e 2023, e com mais um ponto do que Ogier e dois do que Tänak.
O Rali de Portugal encontra-se os fundadores do WRC, campeonato que arrancou em 1973 e, anualmente, atrai sempre muitas centenas de milhares de adeptos. No nosso País, a Toyota ganha desde 2019 (Evans, o comandante do Mundial, venceu a edição de 2021). “Adorei este rali. A atmosfera é especial, os fãs são incríveis. E o resultado do ano assado, po tudo o que representou, deixou-me muito, muito feliz. Adorava repeti-lo”, disse Ogier.

Ambição da Hyundai não diminui
A Hyundai e os i20 N Rally1 não estão a protagonizar o arranque de temporada que ambicionavam e, ronda 4 do campeonato, na Gran Canaria, confrontaram-se com problema técnico que condicionou o desempenho da equipa, mas o campeão em título, o belga Thierry Neuville, e o companheiro estónio Ott Tänak estão no “top-5” de Mundial que tem 14 ralis (terceiro e quinto classificados, respetivamente) e não desistem facilmente. E o francês Adrien Fourmaux, terceiro no Monte Carlo e sexto no campeonato, persegue, ainda, a primeira vitória no WRC.
Finalmente, a M-Sport Ford, em Portugal, tem com quatro Puma Rally, com o letão Martins Sesks e o português Diogo Salvi, a somarem-se aos dois pilotos “titulares” – o luxemburguês Grégoire Munster e o irlandês Josh McErlean. No WRC2, número recorde de 47 participantes, com Oliver Solberg, Gus Greensmith, Yohan Rossell e Pierre-Louis Loubet entre os favoritos à vitória. O terceiro, francês, num Citroën C3 Rally2, está no campeonato da categoria, com 50 pontos, somente mais 15 do que o primeiro, sueco, que tripula um Toyota GR Yaris Rally2.
Ronda 4 do Campeonato de Portugal
O Rali de Portugal também é importante para as contas do Nacional, que tem aqui a quarta ronda da temporada (e a competição, neste caso, decide-se no programa desta sexta-feira!). Em 2025, campeonato dominado por dois ex-WRC, Kris Meeke, num Toyota GR Yaris Rally2, o campeão de 2024, e Dani Sordo, num Hyundai i20 N Rally2. O primeiro, norte-irlandês, ganhou as primeiras três provas do calendário e o segundo, espanhol, foi sempre segundo! Em 2024, primeira posição para Meeke.
Armindo Araújo, num Skoda Fabia RS, compete no Rali de Portugal pela 19.ª vez e, por 13 vezes, conseguiu acabá-lo com melhor português – 17.º absoluto em 2024, 11.º entre os Rally2, terceiro no CPR, atrás de Kris Meeke, então aos comandos de Hyundai i20 N Rally2, e José Pedro Fontes, num Citroën C3 Rally2. Outros pilotos a considerar: Ricardo Teodósio (Toyota), Pedro Meireles (Skoda), Gonçalo Henriques (Hyundai) e Pedro Almeida (Skoda).

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