Recorde: 10.ª vitória de Ogier no Monte Carlo!
- José Caetano
- 26 de jan.
- 3 min de leitura
Sébastien Ogier, 41 anos, ganhou o Monte Carlo pela 10.ª vez! Trata-se de recorde na história do WRC. No arranque do Mundial de 2025, o francês da Toyota, num GR Yaris Rally, superiorizou-se ao galês Elfyn Evans, companheiro de equipa, por 18,5 s, e ao compatriota Adrien Formaux, em Hyundai i20 N Rally1, por 26,0 s! E é a 62.ª vitória do piloto num campeonato em que tem oito títulos (mais, apenas Sébastien Loeb, que conquistou nove!).
Sébastien Ogier, o segundo piloto mais bem-sucedido no WRC – soma oito títulos, menos um do que o compatriota Sébastien Loeb –, venceu, pela 10.ª vez, o Rali de Monte Carlo! Aos 41 anos, o francês, num Toyota GR Yaris Rally1, adiciona recorde à lista de sucessos que contabiliza no Mundial, superando, assim, nos nove êxitos de Loeb na Alemanha e na Catalunha/Espanha. É, também, a 62.ª vitória de Ogier em rondas do campeonato!
Ogier, que não tem programa completo no Mundial, por isso participando somente em rondas pré-selecionadas com a divisão WRT do Toyota Gazoo Racing, venceu o Monte Carlo pela primeira vez em 2009, ano em que rali que teve este ano a edição 93 figurava no “mapa” do Intercontinental Rally Challenge (IRC) e não do WRC, aos comandos de 207 S2000 da Peugeot. Depois, ganhou-o com a VW e o Polo R WRC, em 2014, 2015 e 2016, a M-Sport Ford e o Fiesta WRC, em 2017 e 2018, a Citroën e o C3 WRC, em 2019, e a Toyota e o Yaris WRC e o GR Yaris Rally1, em 2021, 2023 e 2025!

O sucesso de Ogier no rali de arranque da edição 53 do Mundial deveu-se (muito!) à experiência de piloto que contabiliza 193 ralis, 106 pódios e 752 vitórias em PEC (Provas Especiais de Classificação) no WRC, depois de início de prova difícil, com “minidespiste” no primeiro dia de competição a quase comprometer o resultado. No entanto, o francês, com o apoio do navegador Vincent Landais, que conseguiu “apenas” a segunda vitória no Monte Carlo, Sébastien recuperou tanto a liderança como o controlo da ação, terminando os 1629,37 km e os 343,80 km “arrumados” em 18 especiais no topo da classificação. O galês Elfyn Evan, também num Toyota GR Yaris Rally1, terminou na segunda posição, a 18,5 s, enquanto o francês Adrien Formaux, na estreia competitiva num Hyundai i20 N Rally1, conseguiu a terceira, a 26 s – quinto pódio na categoria de topo do ex-piloto da M-Sport Ford, mas apenas o primeiro na prova mais emblemática do campeonato!
Na estreia dos Rally1 sem as motorizações híbridas introduzidas no WRC em 2022 e dos pneus Hankook, Ogier assumiu a primeira posição do Monte Carlo, de forma definitiva, durante a oitava “especial”, mas não sem sobressaltos, como é habitual num rali cumprido (quase) sempre sob condições climatéricas variáveis e sob piso com aderência precária, devido à combinação de água, gelo, lama e nevo. O piloto francês acaba este rali na frente do Mundial, com 33 pontos, aquém do máximo de 35, depois da terceira posição no Super Sunday (3 pontos), atrás de dois parceiros de equipa, Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, mesmo impondo-se na Power Stage que teve a linha da meta no Col de Turini (5 pontos).
“Que fim de semana, nem sei o que dizer!… Sinto que o meu ‘anjo da guarda’, o tio que perdi há um ano, esteve comigo durante o rali e dedico-lhe esta vitória. Como não estou muito concentrado no futuro, não faço ideia se voltarei ao Monte Carlo, mas sei que seria ótimo acabar a carreira nesta prova”, disse Ogier.

O campeão em título, o belga Thierry Neuville, em Hyundai i20 N Rally1, depois da vitória no Monte Carlo de 2024, terminou a ronda de arranque do Mundial de 2025 em sexto, a 5.44,2 m de Ogier. No WRC2, vitória de Yohan Rossel, num Citroën C3 Rally2, à frente de Eric Camilli, num Hyundai i20 N Rally2, e do irmão Léo, também num Citroën C3 Rally2.
A ronda 2 do WRC de 2025 é na Suécia, no gelo e na neve, de 13 a 16 de fevereiro.
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