Rovanpera e Toyota dominam Finlândia
- José Caetano
- 2 de ago.
- 2 min de leitura
Kalle Rovanpera, finlandês de 24 anos, prepara-se para ganhar, este domingo, o Rali da Finlândia pela primeira vez. O campeão mundial de 2022 e 2023, com duas “especiais” e 47,96 km por cumprir, comanda, “confortavelmente”, a ronda nove do WRC de 2025. Takamoto Katsuta, segundo classificado, tem 36,9 s de desvantagem e Sébastien Ogier, terceiro, encontra-se a 42,9 s. No “top-5”, cinco Toyota GR Yaris Rally1…

O finlandês Kalle Rovanpera, em Toyota GR Yaris Rally1, “acelera” para a 17.ª vitória da carreira no Mundial de Ralis (WRC), mas a primeira na Finlândia e a segunda em 2025 – ganhou a ronda cinco da temporada, na estreia das Ilhas Canárias, Espanha, no “mapa” de campeonato que conquistou em 2022 e 2023! Este domingo, no itinerário da prova, apenas duas “especiais” e 47,96 km cronometrados.
No final de sábado, o dia mais duro e longo da prova, com oito “especiais” e 142,16 km cronometrados, Kalle Rovanpera comanda a 74.ª edição do Rali da Finlândia, com 36,1 s de vantagem sobre Takamoto Katsuta. Sébastien Ogier é terceiro, a 42,9 s de Kalle. E, surpreendentemente, no “top-5” da classificação, cinco pilotos da Toyota – Elfyn Evans quarto (44,4 s) e Sami Pajari quinto (+59,2 s).

O sábado, na Finlândia, antecipava-se complicadíssimo e a previsão estava certa, mas a verdade é que ninguém previu os azares dos dois Hyundai i20 N Rally1 que perseguiam Rovanpera, com Thierry Neuville e Adrien Fourmaux aos comandos. Ambos registaram furos nas rodas dianteiras direitas na PEC16, a antepenúltima especial do dia. E, assim, belga e francês saíram do “top-3” e, na classificação, baixaram, respetivamente, para a sexta e a sétima posições, facto que explica os cinco GR Yaris Rally1 no “top-5” do rali.
Curiosamente, no período da manhã, Rovanpera, também devido a furo, perdeu parte da vantagem que tinha. Ao início da tarde, a desvantagem de Neuville era só de 14,7 s, e Fourmaux estava 0,3 s atrás do parceiro de equipa. No entanto, Kalle não tem, ainda, a vitória no bolso! Em 2024, o finlandês perdeu o rali na penúltima PEC, “especial” com 23,98 km (Ouninpohja) que tem de percorrer duas vezes este domingo para ganhar na Finlândia pela primeira vez – a segunda passagem tem a classificação de Power Stage e vale pontos de bónus para os cinco mais rápidos.

“Um dia muito importante e positivo para a equipa. Tentei manter um bom ritmo, pois não havia necessidade de arriscar. Ainda assim, fui rápido, penso que estou preparado para domingo. Sinto que vou ter de ser muito veloz para vencer o rali”, disse o prodígio finlandês. A Finlândia também deve proporcionar mudança de comandante no WRC de 2025. Ott Tänak, em Hyundai i20 N Rally1, é primeiro no campeonato, mas encontra-se fora do “top-10”, devido a penalização de 5 m na sequência de incidente com membro da equipa de comissários na sexta-feira. O piloto estónio pode conquistar pontos só no Super Sunday e na Power Stage (em qualquer dos casos, máximo de cinco).
Comentários