top of page
Logotipo | e-auto

Sabe em que país é mais barato produzir automóveis?

Novo estudo revela custo médio da mão-de-obra para a produção de automóveis em várias regiões do globo.



A indústria automóvel atravessa um momento particularmente desafiante e é por isso natural que os fabricantes procurem reduzir o custo médio da mão-de-obra por veículo produzido. A situação torna-se ainda mais evidente para algumas marcas de automóveis perante o poderio demonstrado pela China neste aspeto.


Neste contexto, e de acordo com um estudo recentemente divulgado pela empresa de consultoria Oliver Wyman, existem diferenças óbvias nos custos de produção médios entre vários países. Num extremo encontra-se a Alemanha, o país que continua a assumir-se como o central nevrálgico da produção europeia e onde o custo médio da mão-de-obra por veículo produzido é de cerca de 2.950 euros. Já no outro extremo encontra-se Marrocos, onde este valor desce brutalmente para apenas 95 euros.


Este foi o resultado de um trabalho que analisou mais de 250 fábricas de automóveis em todo o mundo, o qual concluiu igualmente que existe uma diferença de sensivelmente 1.500 euros de custos laborais por veículo produzido entre as marcas europeias premium e os fabricantes chineses. De acordo com a consultora, fabricantes como a Mercedes-Benz e a Audi enfrentam desafios como sindicatos, regulamentações rigorosas e processos de fabricação complexos, os quais contribuem para os seus elevados custos de produção.



Em termos de tipo de energia, os fabricantes que produzem exclusivamente veículos elétricos têm um custo médio com a mão-de-obra por cada viatura fabricada de 1.480 euros. Já aqueles que produzem veículos de combustão, veem este valor médio descer para cerca de 785 euros por cada automóvel fabricado.


Porém, importa referir que na indústria automóvel chinesa o custo médio de produção de um automóvel 100% elétrico é apenas de 520 euros. A explicação? De acordo com o estudo, um custo tão baixo justifica-se não só pelas instalações de fabrico de vanguarda, mas também, e infelizmente, por condições laborais fracas e um salário médio de apenas quatro euros por hora de trabalho.


Ainda assim, com custos inferiores aos da indústria chinesa, para além de Marrocos, encontramos o México e também a Roménia, com valores médios de, respetivamente, 270 e 240 euros por viatura.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page