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Foto do escritorJoão Isaac

SEAT promete outro ano de transformação

Atualizado: 26 de dez. de 2024

A sensivelmente uma semana da chegada de 2025, o fabricante espanhol faz retrospetiva daquele que foi um ano pleno de transformações e antecipa um novo ano de grandes mudanças.



A SEAT S.A. prosseguirá em 2025 com a sua preparação para uma nova era da indústria automóvel, dando continuidade aos seus processos de transformação e preparando-se, assim, para a eletrificação. Em comunicado oficial, a empresa deu a conhecer um pouco mais de como foi o seu ano de 2024, um período que considera ter sido desafiante, mas igualmente essencial para a sua preparação para um futuro elétrico.


O ano de 2024 representa um período de consolidação da nossa transformação, no qual evoluímos no sentido de uma produção inteligente e conectada, com processos otimizados e mais ágeis para produzir automóveis elétricos urbanos e para tornar a SEAT S.A. num verdadeiro ‘hub’ de mobilidade elétrica na Europa”, disse Markus Haupt, Vice-Presidente para a Produção e Logística da SEAT S.A..



Uma das grandes mudanças implementadas foi o início da construção da Workshop 20, as futuras instalações de fabrico de baterias da empresa. Representando um investimento de cerca de 300 milhões de euros, as novas instalações irão ocupar uma área total de 64 mil metros quadrados e permitirão produzir qualquer coisa como 1200 baterias por dia, uma a cada 40 segundos. As baterias terão como destino os futuros modelos elétricos urbanos do Grupo Volkswagen.


A eletrificação introduziu igualmente a modernização das prensas hidráulicas, estando já a operar uma nova prensa PXL, mais potente e eficiente. Com uma força máxima de prensagem de 81.000 kN e uma capacidade de produção de até 4 milhões de componentes por ano, está igualmente equipada com mais a recente tecnologia de conectividade. Será utilizada para produzir componentes da carroçaria, por exemplo, do futuro Cupra Raval.



As oficinas de pintura em Martorell foram também modernizadas com a incorporação de um novo forno KTL, o primeiro forno transversal de secagem de pintura totalmente elétrico do Grupo Volkswagen. Produzido com base na mais recente tecnologia do setor, é 42% mais compacto do que um forno equivalente, minimizando as perdas térmicas e evitando as emissões de qualquer coisa como 2.500 toneladas de dióxido de carbono todos os anos.



A produção dos SEAT Ibiza e Arona foi também movida para a linha de montagem 3 de forma a preparar e adaptar a linha número 1 para o início de produção dos futuros veículos elétricos urbanos. A empresa investiu também no desenvolvimento de um “hub eletrónico” designado por P-Bootcamp para efetuar uma calibração otimizada dos sistemas eletrónicos e software dos veículos usando, por exemplo, ferramentas como o simulador P-Golden Car. A transformação da fábrica incluiu, igualmente, mais de 170 mil horas de formação da força de trabalho.

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