Sete finalistas do COTY-2026
- Pedro Junceiro

- 1 de nov.
- 1 min de leitura
A edição-2026 do Carro do Ano na Europa (COTY) está em andamento, com a organização do prémio a anunciar, agora, os sete automóveis finalistas ao título, lista de que sairá o sucessor ao campeão de 2025, o Renault 5 E-Tech 100% Elétrico (e o “gémeo” A290 da Alpine): Citroën C5 Aircross, Dacia Bigster, Fiat Grande Panda, Kia EV4, Mercedes-Benz CLA, Renault 4 E-Tech 100% Elétrico e Skoda Elroq são os nomeados.

Originalmente, na lista de candidatos a Carro do Ano na Europa, 35 automóveis novos, mas o processo de eleição “obriga” os 60 jurados do prémio, entre eles Francisco Mota, colaborador de E-AUTO, à redução do número de finalistas para apenas sete candidatos. O vencedor será anunciado a 9 de janeiro de 2026, no salão de Bruxelas, Bélgica.
Agora, finalizada a primeira etapa do processo, os jurados vão os sete finalistas de novo, ação que antecipa o teste final conjunto no circuito de Castellolí, Espanha. Só depois acontecerá a votação definitiva. O exame coletivo realiza-se pela primeira vez nos subúrbios de Barcelona, Espanha, e não na Dinamarca, devido às condições meteorológicas muito mais favoráveis no país vizinho do que norte na Europa. Na votação final, cada membro do painel de jurados tem 25 pontos, pode atribuir um máximo de 10 pontos a um carro e deve votar, pelo menos, cinco dos sete candidatos à vitória.
Este ano, de fora da lista de finalistas, e depois de pré-secionados como candidatos, ficaram, entre outros automóveis, Audi A6, Q3 e Q5, BYD Atto 2 e Dolphin Surf, Citroën C3 Aircross, DS N.º 8, Hyundai IONIQ 9, Mazda 6e, MINI Aceman, Nissan Leaf, smart #5 e Toyota C-HR+.





















Comentários