smart #5 Brabus quase nos 650 cv
- Pedro Junceiro
- 25 de mai.
- 2 min de leitura
Desenvolvido tanto para ambientes urbanos como para além deles, o smart #5 é o maior modelo de sempre lançado pela marca outrora conhecida pelos seus citadinos. Expoente máximo da sua gama moderna, o #5 Brabus eleva a fasquia, com 646 cv de potência máxima e arquitetura de 800 V que lhe permite recarregar a 400 kW. Para conhecer no ECAR Show.

A smart revelou oficialmente o #5 em Portugal, dando a conhecer ao grande público este SUV de 4,7 metros no ECAR Show, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa (FIL) até este domingo, dia 25 de maio. Na primeira aparição, o #5 chega na versão Brabus, a mais potente de sempre, com dois motores elétricos para potência total de 646 cv (475 kW), combinando prestações desportivas com espaço para as famílias.
O #5 Brabus conta com bateria de 100 kWh brutos (94 kWh úteis), possibilitando autonomia até 540 km nesta versão. Quanto às prestações, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e atinge os 210 km/h de velocidade máxima. Mas outra das suas grandes competências em destaque é a capacidade de carregamento de alto nível, com a marca a apontar uma potência máxima de recarga de 400 kW nos postos adequados DC.

Graças a estes valores, o modelo pode passar de 10 a 80% do estado de carga em 18 minutos, se cumpridas as condições ideais. O SUV de grandes dimensões conta ainda com funcionalidade “Vehicle-to-Load” através de tomada de 230V com pré-condicionamento térmico para otimizar o processo de recarga. Nas tomadas AC, a potência máxima de recarga é de 22 kW.
Visualmente, o Brabus distingue-se por atributos estéticos específicos, quer por dentro, quer por fora, sobressaindo as jantes de 21 polegadas ou os apontamentos em vermelho.
Mas esta é a versão mais potente da gama, a qual é composta por muitas outras opções, incluindo uma de entrada, a Pro, com bateria de 76 kWh e motor de 340 cv (250 kW), que transmite a sua energia ao eixo traseiro. A autonomia WLTP é de 465 km, podendo recarregar a 150 kW de máximo nos postos DC (esta variante não dispõe de arquitetura de 800 V).

Ode à tecnologia
No centro do ecossistema digital do #5 (em todas as versões) está o “chipset” AMD V2000 de última geração para suportar um sistema de infoentretenimento avançado, baseado também no motor gráfico 3D da Unreal Engine, bastante popular na indústria dos videojogos.
O conjunto tecnológico inclui “head-up display” com realidade aumentada de 25,6 polegadas de apresentação no para-brisas, painel de instrumentos digital Full HD de 10,25 polegadas e dois ecrãs OLED de 13 polegadas (central e do passageiro), havendo a possibilidade de interagir entre cada um dos ecrãs, “atirando” conteúdos de um para o outro com os dedos.

A smart incluiu ainda o controlo por voz com suporte de Inteligência Artificial e o novo avatar digital “Leo” permitem operar diversas funções sem tirar as mãos do volante. O sistema operativo smart OS 2.0 oferece otimização de rotas para veículos elétricos e um centro de vídeo para “streaming” de conteúdos.
Quanto a preços, a gama começa nos 47.400€ da versão Pro, a mais acessível, ao passo que a Brabus, a mais potente, estará disponível por 62.400€.
Comments