Software automóvel discute-se em Lisboa
- João Isaac

- 7 de out.
- 2 min de leitura
Esta quarta-feira, 8 de outubro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, realiza-se o maior evento nacional dedicado ao “software” na área automóvel. A ideia é discutir o futuro da mobilidade.

A CTW Summit 2025, maior evento de “software” automóvel realizado em Portugal, realiza-se esta quarta-feira, 8 de outubro, em Lisboa, com o objetivo de debater o futuro da mobilidade. O encontro reúne alguns dos maiores especialistas do setor e empresas como BMW, Bosch, EDP e Intellias.
A CWT Summit é organizada pela Critical TechWorks, realiza-se no Pavilhão Carlos Lopes e arranca com discurso de Christine Marconcin, da Critical TechWorks, “joint-venture” entre o Grupo BMW e a empresa portuguesa Critical Software criada em 2018. Segue-se intervenção de Christoph Schaefle, responsável máximo das áreas de Governança e Segurança do consórcio industrial baseado em Munique, Alemanha, e sessão dedicada ao papel do “software” nos automóveis modernos, com Licínio Oliveira, da Critical TechWorks, como orador.
Durante a manhã, decorre, igualmente, o painel “From Controllers to Full Blown Operating Systems”, moderado por Pedro Lima, professor no Instituto Superior Técnico, com intervenções de representantes da Bosch, Intellias e Critical TechWorks. À tarde, no programa, entra em ação a EDP, com o tema “AI at Scale: How EDP Combines Technology, People, and Purpose”, seguindo-se sessão da Critical TechWorks sobre a Inteligência Artificial na condução autónoma.
O programa também conta com a participação de Lara Trigueiro Moura, Innovation Director da Via Verde, para abordar o futuro da mobilidade inteligente. A Critical TechWorks, depois, regressa ao centro do palco para duas intervenções sobre cibersegurança e tecnologia nos carros conectados.
“O CTW Summit é maior evento de ‘software’ automóvel em Portugal e um ponto de referência para o setor. Reunir em Lisboa empresas como a BMW, Bosch, EDP ou Brisa para debater o futuro da mobilidade demonstra bem o papel que o nosso país está a desempenhar como centro tecnológico numa área em crescimento rápido. A Critical TechWorks, como parceiro estratégico da BMW, participou muito ativamente na conceção do novo iX3, o primeiro Neue Klasse, intervenção com um impacto direto na experiência dos utilizadores”, diz Rui Cordeiro, da Critical TechWorks.







Comentários