Stellantis acelera mobilidade autónoma na Europa
- Pedro Junceiro
- há 11 horas
- 2 min de leitura
A Stellantis e a Pony.ai anunciaram uma parceria para desenvolver e testar em conjunto veículos autónomos de Nível 4 (sem necessidade de intervenção e de atenção do condutor em cenários concretos). A aposta inicial assentará em furgões elétricos de dimensão média, ideais para aplicações do tipo robotáxi.

Num acordo que visa acelerar o desenvolvimento da mobilidade autónoma na Europa, a Stellantis e a Pony.ai, líder global em tecnologia de condução autónoma, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo que prevê o teste desta tecnologia para modelos de estilo robotáxis no Luxemburgo.
A colaboração, através da divisão europeia da Pony.ai, com sede no Luxemburgo, integrará o “software” avançado de condução autónoma da Pony.ai com a plataforma AV-Ready (Pronta para Veículos Autónomos) da Stellantis para furgões de média dimensão (K0) na versão BEV.
As empresas planeiam começar a implantar veículos de teste baseados no modelo Peugeot e-Traveller no Luxemburgo já nos próximos meses, seguido de um alargamento gradual a outras cidades europeias, a partir de 2026. Os testes em mundo real irão concentrar-se na validação da segurança, desempenho e preparação regulatória.

A parceria irá basear-se, num primeiro momento, em veículos comerciais ligeiros (VCL), segmento preferencial tendo em conta o amplo portefólio de modelos daquele tipo da Stellantis, permitindo soluções de dimensionamento adaptadas à paisagem diversificada de mobilidade da Europa.
“Os veículos sem condutor têm o potencial de transformar a forma como as pessoas se deslocam nas nossas cidades, oferecendo opções mais seguras e acessíveis para as comunidades”, afirmou Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Para concretizar esta visão, criámos as plataformas AV-Ready da Stellantis e estamos a estabelecer parcerias com os melhores intervenientes do setor – a Pony.ai destaca-se pela sua experiência técnica e abordagem colaborativa”, completou.
A plataforma AV-Ready da Stellantis foi otimizada para suportar capacidades SAE de Nível 4, a segunda mais avançada. Integra atualizações tecnológicas, adicionando elementos fundamentais, como redundâncias do sistema e compatibilidade com conjuntos de sensores de última geração, para permitir integrar de forma fluida o “software” completo de condução autónoma.
Embora centrada em viaturas do tipo VCL, a colaboração estabelece as bases para aplicações mais amplas, envolvendo potencialmente serviços de mobilidade autónoma tanto para mercadorias como para pessoas.
Comentários