GM desiste do hidrogénio
- Pedro Junceiro
- há 3 dias
- 2 min de leitura
A General Motors (GM) terminou o desenvolvimento de soluções de mobilidade que recorriam ao hidrogénio, passando a concentrar-se unicamente em tecnologias de eletrificação com baterias como solução para o futuro, por considerar que a infraestrutura é de instalação mais fácil e a fórmula tem maior aceitação entre os consumidores.

Vista até há bem pouco tempo como uma solução alternativa para a eletrificação, o hidrogénio perdeu adapto na indústria automóvel, com a General Motors (GM) a anunciar o ponto final no desenvolvimento da tecnologia de pilha de combustível (Fuel Cell), até aqui levada cabo pela submarca Hydrotec.
As dificuldades na implementação de uma rede viável de distribuição nos EUA estiveram na base da decisão, com a GM a seguir o exemplo da Hyvia, sociedade que integrava o Grupo Renault e iniciou, no princípio do ano, o processo de liquidação.
“Embora o hidrogénio seja promissor para aplicações industriais específicas de alta procura, como energia de reserva, mineração e transportes pesados, o caminho para alcançarmos um negócio sustentável com a tecnologia das pilhas de combustível é demasiado longo e incerto”, disse o fabricante norte-americano.

“Os altos custos e a infraestrutura limitada de hidrogénio nos EUA têm condicionado a adoção pelos consumidores de viaturas com pilhas de combustível. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, existem apenas 61 postos de reabastecimento de hidrogénio em todo o país, o que compara, negativamente, com mais de 250.000 locais de carregamento de carros elétricos”, lê-se no comunicado difundido pelo fabricante.
A empresa liderada por Mary Barra vai, assim, redirecionar os esforços de eletrificação para todas as “tecnologias que têm aceitação clara no mercado, nomeadamente os carros elétricos a bateria”. No entanto, será mantida, a produção de células de combustível para centros de dados e geração de energia, através da Fuel Cell System Manufacturing LLC, sociedade da GM com a Honda.
Comentários