Sucessor do Mazda RX-7 em 2026
- Pedro Junceiro
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
A Mazda voltou a deixar em aberto a possibilidade de fazer ressurgir o RX-7 com motor rotativo (ou desportivo com características semelhantes) muito em breve, antecipando-se mesmo que produção possa iniciar-se no final do próximo ano. A base será a do Iconic SP Concept, estudo apresentado pela marca de Hiroshima, Japão, em 2023.

A Mazda estará na iminência de fazer ressurgir um modelo com a mesma tipologia do RX-7, mantendo a tecnologia de motor Wankel, comummente apelidada de rotativa pelo formato dos rotores. Esta versão reformulada do RX-7 deverá ter por base o Iconic SP Concept apresentado em 2023, podendo mesmo iniciar a produção em 2026, de acordo com o responsável técnico da marca, Ryuchi Umeshita, em entrevista à revista americana Motor Trend.
“A discussão inicial era de que [o carro] poderia entrar em produção já em 2026, mas o calendário também depende do estabelecimento de um caso de negócio viável”, é citado Umeshita, adiantando ainda que a próxima geração do motor rotativo da marca está a ser ultimada pela marca.
Esta tecnologia continua a ser bastante querida à Mazda, ressurgindo recentemente em conceito híbrido com o MX-30, continuando a evoluir ao longo dos últimos anos pelos esforços dos engenheiros da marca de Hiroxima.

No caso do Iconic SP Concept, equipado com sistema híbrido de 370 cv, o motor rotativo serve igualmente de extensor de autonomia, fornecendo energia para a bateria que, por sua vez, alimenta o motor elétrico de tração.
Esse conceito poderá ser também utilizado pelo RX-7 reformulado, mas a revista Motor Trend especifica que a Mazda estará a preparar uma versão com o motor Wankel como meio de locomoção principal. Umeshita referiu-se ainda à questão da denominação, já que o último modelo a utilizar a denominação RX foi o RX-8, indicando que tudo está em aberto neste campo.
Comments