Mazda adia SUV elétrico novo
- João Isaac

- 26 de jan.
- 1 min de leitura
A Mazda, de acordo com diversas fontes, adiou para 2029 o lançamento de Sport Utility Vehicle (SUV) elétrico novo, primeiro automóvel da marca de Hiroshima, Japão, baseado em plataforma específica, informa a publicação britânica Autocar. Originalmente, este carro tinha estreia comercial planeada para 2027. E, assim, até à chegada do modelo, no catálogo do fabricante, com a tecnologia de substituição dos motores de combustão interna, “apenas” o 6e e CX-6e desenvolvidos e produzidos com a parceira chinesa Changan.

Ryuichi Umeshita, diretor-técnico da Mazda, numa entrevista de 2025, confirmou que o fabricante nipónico também está a trabalhar em motorizações alimentadas a combustíveis alternativos e em sistemas híbridos Plug-In (PHEV) com mecânicas rotativas (Wankel). “Criámos equipa própria para o desenvolvimento do nosso programa de eletrificação. Chama-se ‘E-Mazda’ e tem trabalhado de forma notável. Já conduzi um protótipo e é um verdadeiro 'jinba ittai', o conceito-chave que explica a conexão entre o carro e o condutor. A dinâmica é muito boa e, por isso, estamos confiantes de que contaremos com elétricos à imagem da marca”, disse.
Os primeiros protótipos foram “apanhados” durante programa de testes cumprido em novembro de 2025 e, mesmo apresentando-se muito camuflados, tinham silhuetas semelhantes às do CX-60 e dimensões mais compactas. Desconhecem-se mais pormenores, mas tudo indica que este SUV poderá apresentar-se como a alternativa elétrica ao CX-5 com motores de combustão, carro que contará com uma nova geração.







Comentários